Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Nova vacina chega aos postos

Já está disponível em toda a rede pública de saúde do Estado a vacina Meningocócica C Conjugada para a proteção de crianças de até 4 anos da bactéria meningocócica C, que causa a meningite. O anúncio foi dado pela coordenadora estadual de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Jaíra Athaíde, que comemorou a entrada da vacina para o calendário de 2011. A vacina é específica para crianças com menos de 1 ano. "Por ainda não estar com o sistema imunológico bem desenvolvido, elas têm que tomar duas doses", explicou Jaíra. Crianças de até 2 anos tomam apenas uma dose. De acordo com Jaíra, só nesta primeira remessa 85 mil doses foram distribuídas para as 700 salas de vacina em todo o Pará. A meta é vacinar 125 mil crianças até o final do ano.

Não haverá nenhuma campanha de vacinação contra a meningite. A vacina estará disponível o ano todo nos postos de saúde. O cartão de vacina da criança também não será alterado. Cabe aos pais levar os filhos para tomarem a dose e ficarem atentos quanto à caderneta. "A criança com menos de 1 ano tem que tomar a segunda dose, ou dose de reforço, em até 20 dias depois da primeira", ressaltou a coordenadora. "Os pais podem ficar tranquilos porque a partir de agora a vacina está disponível. Eles devem apenas ficarem atentos para levar as crianças para tomar a vacina".

A meningite é uma doença transmitida por via respiratória. Para crianças com menos de 5 anos o risco é maior. Vinte por cento dos casos registrados em crianças nesta faixa etária são letais. Por isso a coordenadora alerta que só a vacinação não é o suficiente. Os pais também devem estar atentos à higiene da criança e ao ambiente onde estão. Esta é uma das formas de previnir a meningite. "Não é saudável para a criança estar em locais com aglomerados. É preciso manter uma alimentação saudável, com caldos, por exemplo. Evitar doces em excesso e refrigerante", indicou Jaíra. O clima quente e úmido do Pará contribui para a incidência da doença. Dentro de casa é importante que haja circulação de ar. Evitar que os cômodos sejam quentes e abafados. E é preciso deixar o sol iluminar a casa. (No Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário