O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) alerta os proprietários de veículos que não envia notificação da autuação através de e-mail. O comunicado é feito apenas por meio dos Correios ou publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). Nas últimas semanas, o Detran vem recebendo, no serviço Tire sua Dúvida, disponibilizado em seu site, solicitações de esclarecimentos em relação às supostas cobranças de multas que foram enviadas via e-mail.
Essas mensagens, em sua maioria, utilizam o nome do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), que aliás, nem existe no Pará com essa denominação. Em 1988, o então DER foi sucedido pela atual Secretaria de Estado de Transportes (Setran). O DER funciona em alguns Estados do Brasil, como por exemplo, São Paulo e Minas Gerais.
O Detran, através de seu site, há tempos vem alertando a população a respeito de tentativas de golpes utilizando e-mails falsos. O DER de São Paulo e de Minas Gerais também faz esse tipo de alerta em sua página eletrônica.
O Departamento orienta os seus clientes que no caso de receber mensagens supostamente encaminhados pelo órgão de trânsito, não abram e nem respondam os e-mails. Alguns "comunicados" possuem até timbres oficiais, com a intenção de enganar o receptor.
O proprietário/condutor deve, de imediato, excluir esse tipo de mensagem. O Detran recomenda, ainda, que o usuário não abra nenhum anexo nem faça download de qualquer arquivo executável diretamente de um e-mail, sem ter certeza de que a origem é confiável. O alerta contra falsos e-mail pode ser conferido no site www.detran.pa.gov.br na página principal. (No Amazônia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário