Padre Comblin estava em tratamento médico na capital baiana. Foi encontrado morto, sentado, em seu quarto, quando era esperado para a oração da manhã e não apareceu na capela. Ele tinha problemas cardíacos e usava marcapasso. Apesar da doença, parecia bem disposto e estava trabalhando.
Nascido em Bruxelas, em 22 de março de 1923, padre Comblin veio para o Brasil em 1958, atendendo a apelo do papa Pio XII, que no documento Fidei donum (O Dom da Fé) pedia missionários voluntários para regiões com falta de sacerdotes.
Depois de trabalhar em Campinas e, em seguida, passar uma temporada no Chile, foi para Pernambuco, em 1964, quando d. Helder Câmara foi nomeado arcebispo de Olinda e Recife. Perseguido pelo regime militar, foi detido e deportado, em 1972, ao desembarcar no aeroporto de volta de uma viagem à Europa.
Ercio, vê só a coincidência. Sou um leitor contumaz. Semana passada adquiri ali no Lírio Mimoso, um dos livros dele, chamado Jesus de Nazaré,editado pela Paulinas, que realmente, desde as primeiras páginas é muito excitante. Este senhor teve grande influência no catolicismo. Lembras, por exemplo, da igreja santarena de nossa época?
ResponderExcluirjosé wilson malheiros