Com um vídeo transmitido pela internet, no qual não aparecem nem seu rosto nem sua voz, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lançou ontem sua candidatura à reeleição em 2012. Seu slogan, desta vez, será "Começa com a gente".
Nome único do Partido Democrata até o momento, Obama saiu na frente da oposição republicana, ainda dividida entre vários possíveis concorrentes, e inicia a arrecadação de fundos 19 meses antes da votação, em novembro de 2012. Conforme a tradição política americana, o volume de recursos angariados tende a definir o vencedor das eleições.
O momento para o anúncio foi calculado com cuidado e paciência. Ontem pela manhã, não havia sinais de distúrbios mais graves no mundo árabe. E, na sexta-feira, o governo Obama havia anunciado mais uma redução na taxa mensal de desemprego, de 8,8% em março.
Dentro de quatro dias, a Casa Branca poderá amanhecer com seus gastos bloqueados por falta de um acordo no Congresso para a aprovação do Orçamento deste ano fiscal. Se o governo for paralisado por essa razão, a carga negativa da opinião pública tenderá a cair sobre os republicanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário