Os ovos, coelhos e bombons de chocolate e outros produtos alimentícios da Páscoa estão na mira da fiscalização do Instituto de Metrologia do Pará (Imep) esta semana, em Belém. Técnicos do órgão vão visitar feiras, supermercados e lojas de departamento, entre hoje e a próxima sexta-feira, 8, para conferir o peso dos produtos e os brinquedos que costumam vir de brinde no interior dos ovos. Os produtos em situação irregular serão apreendidos e o estabelecimento multado. A Operação Páscoa do Imep foi lançada ontem, na Praça Batista Campos. A população pôde conhecer o trabalho do Instituto e ainda obter dicas e cobrar os direitos de consumidor. Além dos produtos de Páscoa, a operação vai testar também a confiabilidade das balanças usadas nos comércios, pois as importadas não têm a aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
No lançamento da operação, o presidente do Imep, Luiziel Guedes, alertou que os brinquedos têm que apresentar obrigatoriamente o selo do Inmetro e estar enquadrados na faixa-etária indicada na embalagem. Também os brindes vendidos no interior dos ovos de Páscoa, não devem compor o peso nominal do produto descrito na embalagem. 'A embalagem tem que informar o peso do produto e também do brinde, em separado', disse.
A gerente da Divisão de Controle Técnico e Estatístico do Imep, Denise Faro, ressaltou que nem as embalagens ou bombons que possam vir no interior dos ovos de chocolate devem fazer parte do peso nominal do ovo de Páscoa. Os bombons são considerados brindes. (No Amazônia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário