Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 7 de maio de 2011

Parto humanizado ganha cada vez mais adeptas

Parto humanizado é a moda da vez. Gisele Bündchen já fez, Juliana Knust, também, e Daniele Suzuki (foto) é a próxima. Mas o que é isso? “É o parto que resgata o direito da mulher de escolher o que será melhor para ela e seu filho, sem ter que simplesmente aceitar as regras dos médicos e hospitais”, explica a conselheira perinatal Fadynha, profissional que ajuda nos desejos da mãe na gestação e no parto. Essa escolha vai desde uma massagem durante o período das contrações até a posição na hora de ter o bebê.

As mulheres que optam por esse método se sentem realizadas. É o que garante Andrea Santa Rosa, mulher do ator Marcio Garcia, mãe de três crianças. “O parto humanizado do meu terceiro filho, Felipe, foi o melhor deles. Feito em casa, em um ambiente calmo e conhecido, onde passei a gestação inteira”, conta ela, que também fez parto normal e cesariana.


Com o pequeno Kauai na barriga, a atriz Daniele Suzuki afirma que está pronta para esse processo. Mesmo indo para o hospital, ela não pretende tomar anestesia e deseja um momento para ser dividido a três: mãe, pai e bebê. “Meu marido vai dar o primeiro banho. Também vamos colocar a musiquinha que o Kauai já se acostumou a ouvir”, revela.

Daniele Valente, que está com quase nove meses de gestação, não vê a hora de ir para o hospital e dar à luz Valentina. Sem disposição para sentir dores, ela fará um parto que mistura o normal com o humanizado. “Já conversei com meu obstetra.Na hora que ela sair, fica no meu colinho. Não tenho essa segurança de ter o bebê em casa. E vou tomar anestesia. Está louco que não? É a primeira coisa que vou pedir. Quero usar tudo que a tecnologia oferece. Vou sofrer para quê?”, brinca.

Na hora de seguir o exemplo das celebridades, os cuidados básicos com saúde da criança e da mãe não podem ficar de fora. Qualquer mulher que tome essa decisão deve estar em dia com os exames necessários e ser acompanhada por médicos. A apresentadora Ana Maria Braga, que acabou de ganhar uma neta em um parto humanizado, reforça essa ideia. “O procedimento deve ser realizado onde se possa recorrer, com facilidade, a um hospital ou centro médico”, alerta.

Médicos recomendam que o parto seja feito em hospital -
Cada vez mais procurado, o parto humanizado é, de acordo com a obstetra Valéria Siqueira, um conceito de dar à luz da maneira mais natural possível. “Trata-se de um parto feito num ambiente harmônico, com o mínimo de intervenção externa. Mas ainda não existe definição protocolar para esse procedimento”, explica.

Valéria conta que os médicos não se opõem a essa opção, desde que ela seja feita com responsabilidade. “Parto humanizado só deve acontecer dentro de um hospital, porque há uma sala de cirurgia ao lado. Não se pode colocar saúde de mãe e filho em risco”, analisa. (Fonte: O Dia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário