As autoridades locais reconheceram no final do dia que não dispunham de um balanço exato dos danos causados pela tempestade em Joplin, embora tenham assegurado que a devastação é similar à sofrida pela localidade de Tuscaloosa, no Alabama, no mês passado, onde morreram 30 pessoas.
O governador do Missouri, Jay Nixon, decretou estado de emergência e ordenou a mobilização da Guarda Nacional e equipes médicas para ajudar no resgate de vítimas.
O jornal local da cidade, que conta com cerca de 50 mil habitantes, Joplin Globe, narra em seu site o aspecto desolador que o tornado deixou, com as ruas praticamente intransitáveis por causa da queda de árvores e de postes da luz. Muitos dos prédios públicos da cidade ficaram gravemente danificados, especialmente dois colégios de ensino fundamental e médio, assim como o hospital regional St. John, que ficou praticamente destruído.
Em Minneapolis, os tornados provocaram o fechamento de estradas e rodovias devido à queda de árvores e fios elétricos, além de ter provocado escapamentos de gás e destruições de casas.
As autoridades advertiram que os tornados continuarão nas regiões próximas do meio oeste do país, e recomendaram à população buscar abrigo.
Atualização às 09h08:
O número de mortos após a passagem de um tornado pela cidade de Joplin, no Estado americano do Missouri, subiu para ao menos 89 nesta segunda-feira, informaram autoridades locais durante coletiva de imprensa exibida na TV.- "Temos 89 mortes confirmadas devido ao tornado", anunciou o prefeito de Joplin, Mark Rohr.
A cidade fica perto das fronteiras com Kansas e Oklahoma. De acordo com John Miller, fotógrafo que trabalha para o jornal "The Springfield News-Leader", armazéns da Home Depot e do Wallmart foram destruídos, assim como postos de gasolina e prédios. (Fonte: Folha Online)

Nenhum comentário:
Postar um comentário