Por causa do feriado de Corpus Christi, amanhã, a sexta-feira, 24, será de ponto facultativo para os órgãos públicos estaduais. O decreto, que foi assinado pelo governador do Pará, Simão Jatene, e publicado ontem no Diário Oficial do Estado, torna facultativo o expediente nas repartições, o que na prática significa liberação geral dos servidores públicos. Para compensar as horas não trabalhadas, foi estabelecido que os servidores terão de acrescer à jornada uma hora a mais durante todos os dias da próxima semana. Amanhã, apenas as lojas do centro comercial de Belém e as agências bancárias fecharão, voltando a funcionar normalmente na sexta-feira. Um acordo feito na justiça, entre patrões e empregados, garantiu a abertura dos supermercados neste feriado.
Amanhã é o dia em que a Igreja Católica dedica à presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, um dos dogmas fundamentais da fé católica - a transubstanciação e a consubstanciação de Cristo na hóstia e no vinho consagrados durante a missa. Por causa da influência da Igreja Católica nas raízes da formação do povo brasileiro, o 'Corpus Christi' é feriado nacional sempre celebrado numa quinta-feira. Por isso, em diversos setores a data costuma ser transformada em feriado prolongado, principalmente no setor público. Nos útlimos anos, o setor privado, sobretudo no comércio e serviços, vem reagindo ao feriado e conseguindo a abertura dos seus negócios, como os shopping, que amanhã funcionarão normalmente em Belém, com lojas, cinemas e praças de alimentação. O centro comercial de Belém fecha, mas reabre na sexta-feira.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) comunicou que as agência bancárias também não funcionarão amanhã, mas terão expediente normal na sexta-feira.
Até ontem à tarde, o prefeito Duciomar Costa não decidira se facultará o ponto no município. A decisão será anunciada hoje. Caso opte por facultar o expediente, deverá compensar as horas e também manter em funcionamento os serviços essenciais de saúde (prontos-socorros e unidades de atendimento de urgência e emergência), coleta de lixo domiciliar e da Guarda Municipal.
O Tribunal de Justiça funcionará em regime de plantão no feriado. O fórum atenderá apenas a pedidos de caráter urgente, como habeas corpus, prisão preventiva, busca e apreensão e medida para ingresso em local onde haja risco.
Os supermercados abrem por força de acordo entre patrões e empregados na Justiça. Nos shoppings, lojas, cinemas e praças de alimentação funcionarão normalmente. (No Amazônia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário