Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 23 de julho de 2011

Coliformes não assustam

Não adiantou avisar. As placas de alerta sobre a falta de condições de banho nas praias do Cruzeiro e do Amor, nos distritos de Icoaraci e Outeiro, não foram capazes de afastar os veranistas. O exame de balneabilidade feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) apontou que os dois locais estão com 2.012 e 6.131 coliformes fecais por 100 mililitros (mL) de água. O máximo permitido pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) são 2 mil bactérias por amostra.

Em Outeiro, a quantidade de coliformes fecais na praia do Amor é mais preocupante. Primeiro porque o número é mais que o triplo do recomendado pelo Conama. Além disso, a praia está recebendo cerca de 60 mil pessoas a cada final de semana deste mês, de acordo com a estimativa da Polícia Militar. Por último, as águas contaminadas podem ser responsáveis pelo aumento dos casos de diarreia no distrito. A maior parte dos 80 atendimentos diários prestados na Unidade Básica de Saúde (UMS) de Outeiro são para crianças que dão entrada com doenças relacionadas ao contato com coliformes fecais.

A enfermeira da UMS Ana Rita Moraes explicou que a ingestão da água poluída pode causar vômito e afetar o funcionamento do aparelho digestivo e o uso do líquido para banho pode provocar coceira, dermatoses e bicho geográfico. 'As crianças são as mais vulneráveis porque os pais permitem que elas tomem banho nas águas impróprias. E elas, na maioria das vezes, tomam a água e ficam desidratas porque acabam não tomando também água potável. Junto a isso, não existe a preocupação com a coleta de lixo. Por isso, estamos observando o aumento de casos', diz a técnica. (No Amazônia)

Um comentário:

  1. Luiz Ismaelino Valente23 de julho de 2011 às 10:08

    Meu caro Ércio, obrigado pela força ao Portal O Marambiré.

    Em tempo: eu conto como me contaram. Entreouvido numa praia em Outeiro:

    - "Quem tem medo de uns coliformezinhos de merda?"

    ResponderExcluir