Ausentes do leilão, os principais administradores aeroportuários internacionais e as grandes empreiteiras nacionais se mobilizam para disputar as concessões de Guarulhos, Brasília e Viracopos - prometidas para o fim deste ano.
Camargo Corrêa, Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão e Andrade Gutierrez já discutem as oportunidades de negócio com sete das maiores empresas que administram aeroportos no mundo. São as alemãs Fraport - que opera 13 aeroportos pelo mundo (entre eles, Frankfurt e Lima) -, Hochtief e Munich Airport. A francesa Aéroports de Paris (ADP); a espanhola FCC; a americana Houston Airport; e a suíça Zurich.
As conversas estão sendo centralizadas na Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib). A entidade criou há um ano um comitê de olho nas oportunidades de Copa e Olimpíadas. Mas as discussões sobre o setor se aceleraram depois que o governo decidiu conceder os três aeroportos.
Segundo o vice-presidente da entidade, Ralph Terra, o comitê está fazendo um levantamento dos números (movimento de passageiros, volume de cargas, receitas e projeção de demanda) e da situação de cada terminal.
Além disso, há conversas dos representantes das construtoras e de administradores aeroportuários com as autoridades. Fontes da Anac e o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, confirmam que têm sido procurados. (O Globo)
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