Cerca de cinco mil militares, entre homens e mulheres, participam do tradicional desfile cívico militar na manhã de hoje, às 9 horas, na avenida Presidente Vargas, em comemoração pelo 189º aniversário da Independência do Brasil. Mais de 30 mil pessoas devem prestigiar a marcha, que conta com a participação, além das Forças Armadas do Brasil, de instituições civis, como a Maçonaria. A partir das 6 horas, os motoristas devem ficar atentos, pois hoje algumas avenidas e logradouros no entorno da praça da República serão interditados para o tráfego de veículos. Palanques, ambulâncias e arquibancadas fazem parte da estrutura do evento que, com duração de 4 horas, é promovido pelo Governo do Estado do Pará, sob coordenação do Exército Brasileiro, representado nesta capital pela 8ª Região Militar e 8ª Divisão de Exército (8ª RM-8ª DE).
Antes de começar o desfile, haverá a passagem em revista da tropa, pelo governador do Estado do Pará, Simão Jatena, acompanhado do comandante da 8ª RM-8ª DE, Carlos Roberto de Souza Peixoto. Após esse momento, começa a marcha, com a animação da banda da Marinha do Brasil. Seguindo a ordem, apresentam-se em seguida os militares do Exército e da Força Aérea Brasileira. Os pelotões ficarão concentrados nas avenidas Serzedelo Corrêa e Gentil Bittencourt. Além disso, diversas Instituições civis e militares estarão representadas no desfile, entre as quais a maçonaria, os escoteiros e os "pracinhas", ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Também estão confirmadas as presenças de grupamentos de militares de outros países, como da Guiana Francesa e do Suriname, assim como de alguns colégios da rede estadual de ensino.
Segundo o coordenador do evento, major Coelho, o público poderá assistir ao desfile de alguns lugares estratégicos. "Nós montamos duas arquibancadas, na praça da República, com capacidade para 500 pessoas cada", explicou. "Os interessados em ver a marcha das arquibancadas devem acordar cedo, pois nós adotaremos o critério de ordem de chagada, ou seja, quando lotar ninguém mais entrará. Essa atitude é uma forma de garantir a segurança da população", completou. Já o governador, junto com as demais autoridades dos três poderes: legislativo, judiciário e executivo, ficará em um palanque separado das arquibancadas, localizado em frente ao teatro Waldemar Henrique, também na praça.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informou que vai disponibilizar duas motolâncias e duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) durante todo o percurso do desfile. Uma Unidade de Suporte Básico (USB) ficará na rua Osvaldo Cruz, esquina com a praça da República. Já a Unidade de Suporte Avançado (USA) estará dando apoio na rua ao lado do teatro da Paz e as motolâncias ficarão na travessa 28 de setembro, ao lado do Banco do Brasil. (No Amazônia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário