Será conhecido hoje o boto vencedor da festividade profano-religiosa do Sairé, em Alter do Chão, Santarém. Na noite de sábado, a arena lotada e dividida ao meio presenciou uma disputa acirrada. O Tucuxi foi campeão no ano passado e tenta o bi, já o Cor de Rosa quer impedir a hegemonia do rival. Nesse clima, as duas agremiações se apresentaram com muito empenho, beleza, alegria e força. O júri vindo de Fortaleza (CE) avaliou 15 itens, entre eles, as melhores rainhas nas várias modalidades (do artesanato, do Sairé, da lagoa), ritual, curandeiro, cabocla, boto e torcida. O resultado será conhecido a partir das 17h desta segunda.
O Sairódromo, em Alter do Chão, a 30 quilômetros de Santarém, ficou tomado no sábado pelos torcedores dos botos e por turistas de várias partes do Brasil e do mundo. A arena tem capacidade para 30 mil pessoas. Do lado de fora, na praça do Sairé, outra multidão se divertia com carros-som potentes ou simplesmente ao embalo da música da arena. Dezenas de barracas com comidas típicas e muitos doces foram armadas para os freqüentadores; muitos estavam ali desde cedo, desfrutando da famosa praia de Alter do Chão, que nesta época é muito visitada.
O boto Cor de Rosa entrou primeiro na arena para defender o tema 'Santarém, um poema de amor'. Centenas de brincantes levaram dança e cores para o Sairódromo. Os destaques vinham em carros alegóricos e pousavam sobre um palco, onde dançavam, faziam charme para o público, jurados e câmeras, e depois desciam ao solo para se juntar aos demais integrantes.
O Cor de Rosa resolveu apostar na tradição na hora de contar cenicamente a história do Sairé e na ousadia ao colocar uma cabocla com trajes provocantes que seduz e é seduzida pelo boto. A encenação do casal foi convincente e o público adorou.
Cada agremiação teve duas horas para convencer o júri nordestino, que tem experiência em julgar o boi de Parintins (AM), de que merece o título de 2011. O Tucuxi entrou na arena por volta de meia-noite com o tema 'O encanto do Sairé'. Disposto a levar o bicampeonato, o boto cinza fez uma apresentação em que misturou as raízes do carimbó com um pouco de boi de Parintins e um toque de carnaval do Rio de Janeiro. Grandes carros alegóricos tomaram a arena e impressionaram o público. Os destaques também desciam ao chão em carros em forma de guindastes, manobrados por esforçados trabalhadores da folia. A encenação do Tucuxi foi mais coreografada, teatral. Ao final da apresentação, muitos fogos de artifício. Mas a festa ainda varou a madrugada com a apresentação de bandas. A festa teve patrocínio da prefeitura de Santarém, governo do Estado, Cerpa e Oi.
A festividade se encerra hoje, a partir das 8h, com derrubada de mastros, apuração dos votos da disputa dos botos, às 17h, e baile dos barraqueiros com a banda Tapajoara, às 21h. (Amazônia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário