De Isoca a FHC a história cada vez mais viva. No dia 7 de setembro de 1922 o Brasil comemorava o seu primeiro centenário de independência. Wilson Dias da Fonseca era um garoto de 10 anos que tocava um instrumento musical, conhecido como ferrinho, na banda de seu pai, José Agostinho da Fonseca. Fernando Henrique Cardoso ainda não era nascido e uma construção erguida em madeira seria inaugurada na praça da Matriz. Logo após a parada cívica que acontecia na praça são Sebastião nascia a histórica Garapeira Ypiranga, em homenagem a 7 de setembro.
Passaram-se 89 anos e a Garapeira Ypiranga já recebeu, para saborear do seu produto mais famoso, o tradicional caldo de cana, prefeitos, governadores e dois presidentes da República: Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio “Lula” da Silva. Após resistir as investidas do então interventor Elmano de Moura Melo, querendo demolir o prédio, no ano de 1970 e do Prefeito no ano 1985, ela não mantém mais a construção original, mas continua sendo atração turística e serve como ponto de encontro de políticos, jogadores de futebol, cartolas, artistas, jornalistas e gente do povo.
Os primeiros proprietários da garapeira Ypiranga foram familiares de Cipriano Rocha, o popular “Pequenino”. Devido uma queda que o deixou quase paralítico, deixou o ponto em testamento para Herbert Farias e sua esposa Juvenita, que tinham nele um pai.
Herbert Farias está à frente da Garapeira Ypiranga há 50 anos e hoje, aos 68 anos, é um dos comerciantes mais conhecidos da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário