A primeira procissão deste final de semana vai ser de bicicleta, com o quarto maior percurso dos 11 cortejos, somando 13,8 quilômetros, perdendo para o Traslado (55 km), Romaria Rodoviária (23 km) e Círio Fluvial (18 km). A estimativa da Diretoria da Festa é que pelo menos mil ciclistas participem da homenagem. O percurso, com início e término na Basílica de Nazaré, deverá ser concluído às 10h30, segundo a diretoria. A imagem peregrina será conduzida em carro aberto.
Já à tarde, a partir das 16h, sai a Romaria da Juventude, que existe há dez anos. Com percurso de 4,3 quilômetros, saindo da igreja de Santa Maria Gorete, com chegada na Basílica, a romaria é considerada a mais festiva de todas. No percurso, pregações, cânticos marianos e até trio elétrico com temática nazarena para animar os romeiros. "Às 15h30, a imagem será levada, em um carro fechado, para a igreja de Santa Gorete. Lá, ela ficará em adoração e vigília até a hora da saída. Vamos chegar às 19h30 à Basílica. Depois, haverá uma missa na Praça Santuário", informa diretor de Procissões do Círio, Kléber Vieira.
E amanhã é a vez da Romaria das Crianças. O percurso é menor, tem 2,8 quilômetros, mas tem direito a berlinda com a imagem de Nossa Senhora e até Guarda Mirim de Nazaré. A procissão é para os pequenos, mas reúne os adultos. Partindo da Basílica, o cortejo dará uma grande volta em torno da igreja e retornará ao ponto de início. Primeiramente, será celebrada uma missa na Basílica, às 7h. "Vamos reunir 300 mil pessoas. Fora as romarias nas estradas, essa é a terceira maior em número de romeiros", observa Kléber Vieira.
A imagem peregrina estará nas três procissões, segundo a Diretoria da Festa. O arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira, e o bispo auxiliar, dom Teodoro Tavares, vão presidir duas das três procissões: a Romaria das Crianças e a Romaria da Juventude. A programação do Círio será encerrada com a Procissão da Festa, no dia 23 de outubro, e o Recírio, no dia seguinte. (Amazônia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário