Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Governo inaugura hospital com 80 leitos, hoje (3)

A entrega do Hospital Dr. Jean Bitar, na rua Jerônimo Pimentel, hoje, acrescentará mais 80 novos leitos de clínica médica e cirurgia geral para a média e alta complexidade em Belém. O novo hospital foi projetado a partir do conceito de hotelaria hospitalar, com uma estrutura que oferece conforto e comodidade aos pacientes, como o serviço de camareira, tecnologia de ponta nos equipamentos médicos e na estrutura predial e atendimento médico humanizado. O hospital foi desapropriado em agosto pelo governador Simão Jatene, por conta da necessidade urgente de aumentar a quantidade de leitos disponíveis, já que nos últimos quatro anos não houve acréscimo leitos estaduais ao Sistema Único de Saúde (SUS). No novo hospital, o governo investiu R$ 43 milhões, entre aquisição do prédio e compra de equipamentos.

O hospital já tem a certificação de excelência em atendimento do Ministério da Saúde e a administração ficará a cargo do Hospital Ofir Loyola. "Com esse novo hospital, o atendimento na área de saúde pública do Pará ganhará em modernidade e humanização. Uma proposta que já começou a ser adotada no Ofir Loyola, com a entrega da Unidade de Atendimento Imediato (UAI) no último dia 28, e nas áreas de nefrologia e transplante", explica Graça Jacob, diretora geral do Hospital Ofir Loyola.

O hospital Dr. Jean Bitar tem 80 leitos de internação para cirurgia geral, com os seguintes serviços: cirurgia da parede abdominal, cirurgia gástrica (incluindo a bariátrica), no fígado, pâncreas e vias biliares, e na área intestinal. Já a clínica médica disponibilizará serviços especializados nas áreas de endocrinologia, cardiologia, pneumologia e nefrologia.

Há mais oito leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sete leitos para pronto atendimento, sete salas de cirurgia, dez consultórios, serviços de diagnóstico por imagem, endoscopia, laboratório clínico e farmácia. Graça Jacob explica que o hospital está se preparando para até 2012 fazer transplante de fígado. Será o primeiro do Estado a fazer esse procedimento.

O hospital beneficiará também pacientes da Santa Casa de Misericórdia do Pará, em área exclusiva, com Unidades de Tratamento Intensivo, Neonatais e Pediátricas. Para esse atendimento, haverá uma estrutura de cinco UTIs pediátricas, 10 UTIs neonatais e cinco leitos no berçário.

Os benefícios se estendem ainda a pacientes em tratamento de câncer no Ofir Loyola. Atualmente, as demandas nas áreas de clínica médica e cirurgia geral de média e alta complexidades são atendidas no Ofir Loyola, e com a transferência desses pacientes haverá mais 47 leitos para oncologia. Graça Jacob informa que, ao desocupar esses leitos, o local será reformado e dentro de 45 dias já poderá receber novos pacientes.

O chefe do Departamento de Clínica Médica do Ophir Loyola, Salomão Kawage, explica que a transferência dos pacientes para o hospital Jean Bitar será benéfica em diversos aspectos. "Os pacientes irão dispor de serviços de hotelaria, como o atendimento por camareiras, e mais privacidade, já que há apenas dois leitos por enfermaria. Também destaco a formação dos nossos residentes, que agora poderão fazer todas as especialidades clínicas dentro de um único hospital", ressaltou.

O médico explica que essa nova formação de profissionais resultará em um grande avanço nas ações de capacitação de mão-de-obra especializada na região, pois os profissionais não contam com uma estrutura hospitalar que reúna todas as especialidades. "Como também somos um hospital de ensino precisamos proporcionar essa formação integrada", diz. (Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário