A padroeira dos paraenses continua recebendo homenagens mesmo depois da procissão do Círio. A Fundação Carlos Gomes, seguindo essa tendência, realiza hoje, às 20h, o recital “Ave Maria Paraense”, com a cantora lírica Madalena Aliverti acompanhada ao piano por Adriana Azulay. O evento tem entrada franca.
O repertório é fruto da pesquisa de Madalena, que consiste em resgatar a produção musical relacionada a Nossa Senhora de Nazaré, de compositores paraenses esquecidos e anônimos dos séculos XIX, XX e XXI. Para mostrar ao público esse acervo, o recital foi elaborado em ordem cronológica, com as tendências estilísticas de cada período, sem, contudo, ser uma pesquisa de cunho histórico.
Entre os compositores selecionados, encontram-se Henrique Eulálio Gurjão, J.C da Gama Malcher, A. Marques Coelho, Theophilo de Magalhães, Wilson Fonseca, Tynnoko Costa, Vicente José Malheiros e Altino Pimenta, entre outros.
De acordo com a pesquisa, foi constatado que músicos clássicos, mesmo não tendo conseguido a mesma projeção das músicas e ladainhas populares das igrejas, compuseram diversas músicas para expressar devoção e homenagear a santa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário