"Quando ainda se ensinava latim nas escolas, estudar português chegava a ser brincadeira. Latim é uma lingua facílima e já que filosofia e sociologia retornaram à grade, não seria nada mal que pelo menos noções de latim fossem reintroduzidas no ensino médio. O mito de que Português é uma coisa do outro mundo iria desabar e ninguém seria obrigado a ler ´câmpus`, tal como o governo quer que se leia, fazendo de conta que é ´campi`. Numa terra em que é normal a presidente querer ser presidenta (será que ela foi estudanta e é governanta, em vez de governante?) dá para dizer como o Ancelmo Gois:... faz sentido". (João Carlos Pereira, professor e cronista do jornal O Liberal)
O Prof. João Carlos Pereira já foi comentarista da TV Liberal e como tal... Tudo contra o Governo.
ResponderExcluirEle quer mudar os dicionários. Ou então não sabe procurar. Lá existe PRESIDENTA.
Que fixação idiota dessas viúvas do FHC que querem esculhambar com tudo que venha do Governo, até ignorando seus próprios conhecimentos...
O prof. Pereira está certo.Temos que execrar o falar e o escrever incorreto. A propósito, observem uma propaganda de um cartão de crédito na televisão e no 0800 onde o apresentador faz publicidade do cartão platinum com a pronúncia de "plátinum". Pobre latim. Mas, com certeza, não foi esse que aprendi no meu querido Dom Amando.
ResponderExcluirCom razão o prof. Pereira. Existe uma tendência nefasta em escrachar o ler e escrever. A propósito, um certo cartão de crédito oferece um selo "plátinum" para seus clientes. Graças a Deus já tive o selo platinum, em bom latim, aprendido no meu querido Dom Amando.
ResponderExcluir