O nome da rua havia sido modificado para atender uma solicitação de um vereador, que queria homenagear um empresário patriarca de uma rede de supermercados de Belém. A ação foi motivo de muita discussão e revolta dos moradores da rua, que não aceitaram a mudança.
Foram mais de cinco meses mobilizando os moradores do bairro, colhendo assinaturas e divulgando a importância de que a identidade do bairro do Jurunas fosse mantida.
O objetivo dos moradores era de que fosse resgatada a identidade cultural e histórica do bairro, respeitando a homenagem feita a tribo Apinayé. - 'É uma glória, é muito importante manter o nome Apinagés, pois é uma identidade urbanística. O nome da rua na verdade está dentro de um contexto histórico que homenageia os homens da nossa terra. Foi uma guerra e nós vencemos', disse Graça Brasil, moradora do bairro do Jurunas há 20 anos. (Amazônia)
Parabéns. Como ex-morador do bairro Batista Campos, acostumado a caminhar nas historicas ruas com nomes indigenistas, exultei com o retorno ao original.
ResponderExcluir