Mais de 40 obras Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Pará serão retomadas, de acordo com o Governo do Estado. Projetos de habitação e saneamento que estavam atrasados tiveram um novo calendário de ações anunciado na última quarta-feira (18), pelo secretário Especial de Infraestrutura, Sérgio Leão, durante uma visita às obras no município de Castanhal, mesorregião metropolitana de Belém.
Apenas 45% dos moradores de Castanhal possuem serviço de saneamento, mas as obras do PAC preveem mudanças nessa situação. "Nós temos R$ 103 milhões do PAC I e II para investir só na área de saneamento, aqui em Castanhal. A meta é ampliar e melhorar o sistema de abastecimento de água pra população. Queremos chegar a 80% de cobertura até o final deste ano", destacou o secretário Sérgio.
O Governo do Estado informou que irá acompanhar e fiscalizar as obras de perto. Na reunião com a comitiva do governo; o prefeito de Castanhal, Hélio Leite pediu maior empenho da Cosanpa, principalmente no planejamento e atendimento aos bairros mais carentes. "Nós passamos a tutela da concessão do serviço para a Cosanpa. E é preciso que a companhia assuma isso, que é um dos maiores problemas do nosso município" disse Hélio Leite.
As obras de saneamento e de habitação não serão mais paralisadas, segundo o secretário Sérgio Leão . "Nós trabalhamos todo o ano de 2010 só para regularizar esses contratos que tinham problemas nos projetos executivos, em execuções não pagas e sem regularização junto à Caixa. Agora que conseguimos a garantia de retomada das obras junto às empreiteiras, vamos acompanhar a execução com mais rigor", comentou.
A comitiva que participou da reunião visitou o canteiro das obras de saneamento, que inclui a substituição de equipamentos para aumentar e melhorar a vazão dos poços já existentes, além da construção de três reservatórios elevados em bairros periféricos da cidade.
Quatro projetos de habitação também foram visitados. Eles são executados desde 2007/2008 no município e já deveriam ter sido concluídos. Trata-se do residencial Tangarás e Ipês, do projeto "Minha casa, Minha Vida", e Providentinos e Jaderlândia, do PAC. Ao todo, são R$ 142 milhões investidos na construção de 2.550 novas unidades, 2.279 regularizações fundiárias e 435 melhorias.
Após esse encontro, o cronograma de vistorias as obras continua na próxima semana, em municípios do sul do Pará. (Fonte: Amazõnia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário