Estão suspensas, a partir da próxima segunda-feira (23), as vendas de
chips das empresas de telefonia móvel Oi, Claro e TIM em vários estados
do país. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (18) pelo presidente
da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende. As empresas, porém, não serão multadas – a não ser que descumpram a determinação de suspender as vendas.
No caso da TIM, a decisão vale para 19 estados brasileiros, enquanto
que para a Oi são 5 os estados. Para a Claro, as vendas serão suspensas
em três estados. Juntas, de acordo com dados da Anatel, essas empresas
respondem por 70,12% do mercado de telefonia móvel do país. A suspensão
foi motivada por reclamações registradas na Anatel entre janeiro de 2011
e junho deste ano.
A decisão, no que se refere à Claro, engloba os estados de Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Sobre a Oi, a decisão da Anatel abrange os estados de Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul. No caso da TIM, a suspensão da venda de chips engloba os seguintes estados: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins.
A decisão, no que se refere à Claro, engloba os estados de Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Sobre a Oi, a decisão da Anatel abrange os estados de Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul. No caso da TIM, a suspensão da venda de chips engloba os seguintes estados: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins.
A
Anatel informou que a TIM tem a pior média nacional e é a "pior"
operadora em 19 estados. Ao mesmo tempo, os estados com maior número de
reclamações foram Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal,
Pernambuco e Goiás.
A decisão, que engloba os serviços de voz e dados, foi motivada por
problemas na qualidade dos serviços prestados, informou a Anatel. As
avaliações são relativas à interrupção das chamadas, qualidade de rede e
atendimento ao cliente. As vendas poderão ser retomadas, segundo
Rezende, somente após as empresas apresentarem planos de investimentos, o
que deverá ser feito dentro de até 30 dias, contendo metas para
resolver problemas apresentados. De acordo com o presidente da Anatel, a
agência terá de aceitar as condições desses planos.
"É uma medida extrema para arrumação do setor. Queremos que as empresas
dêem uma atenção especial a qualidade da rede, principalmente com
relação às constantes interrupções que têm sido sentidas no mercado. É
uma solução extrema", declarou o presidente da Anatel, João Rezende. Ele
lembrou que o país terá desafios nos próximos anos, com o início do
serviço 4G, com a Copa das Confederações e, também, com a Copa do Mundo
de 2014. (G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário