O 'vazio sanitário da soja', período de proibição ao cultivo da soja no
sul e sudeste do Pará, começa dia 25 deste mês e vai até 15 de
setembro. Segundo Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará), a
restrição começa por Marabá e se estende às margens das estradas.
Plantação de soja em Paragominas, sul do Pará (Foto: Fernando Araujo/O Liberal)
O diretor técnico da Adepará, Ivaldo Santana, explica a proibição é
necessária para o solo descansar e prevenir o aparecimento do fungo
conhecido como Ferrugem Asiática, uma praga que ataca a cultura e causa
perdas significativas às lavouras, além de danos econômicos.
A Adepará deve cadastrar anualmente as propriedades produtoras de soja e
fazer uma fiscalização ostensiva. O produtor que não atender as
determinações pode ser autuado, informa a Agência de Defesa
Agropecuária. (G1PA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário