Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Cuba elimina necessidade de permissão para viagem ao exterior

Como parte do trabalho que vem realizando para atualizar sua política migratória, o governo cubano anunciou que eliminará a necessidade de seus cidadãos obterem permissão para viagens ao exterior, anunciou nesta terça-feira o jornal oficial Granma.

Contudo, o país manterá as restrições em relação a pesquisadores, médicos e atletas. Havana argumenta que manteve as restrições para evitar a fuga de cérebros e culpou os Estados Unidos por não poder avançar nessa área.

"Enquanto existam as políticas que favorecem o roubo de cérebros, direcionadas a tirar nossos recursos humanos imprescindíveis para o desenvolvimento econômico, social e científico do país, Cuba é obrigada a manter medidas para se defender", informa o governo, através de editorial do jornal Granma.

A medida também não contempla os que tiverem condenações ou processos judiciais pendentes, categoria na qual aparecem a maioria dos opositores políticos.

A nova lei migratória, que entra em vigor em 14 de janeiro, permitirá aos cubanos que tenham seus passaportes em dia a viagem com a dispensa de autorização prévia e carta-convite. Portadores de passaporte já expedidos deverão solicitar sua atualização. Os que têm permissão de saída vigente poderão viajar sem a necessidade de passar pelo procedimento novamente.

A medida também estende para 24 meses o tempo em que cubanos podem permanecer no exterior para assuntos particulares, com a possibilidade de prorrogação do prazo. Atualmente, esse tempo é de 11 meses.

As restrições migratórias foram impostas em 1961, dois anos após o início do regime comunista na ilha, comandado inicialmente por Fidel Castro.

Blogueira - A blogueira Yoani Sánchez, que teve a saída do país negada 20 vezes nos últimos cinco anos, mostrou-se cética em relação ao relaxamento da lei migratória, mas diz que pretende tentar a saída. "Estou com a mala pronta para viajar. Vamos ver se consigo voo para o dia 14 de janeiro, para estrear a nova lei. Agora temos que provar na prática os verdadeiros limites e alcances dessa nova lei migratória", disse, em mensagens no microblog Twitter.  (JB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário