Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Leitorado: Hino da ALAS

De Vicente Fonseca, sobre a postagem "Cantinho do Emir":

"O Hino foi oficializado pela Resolução nº 01, de 18.05.2012, da Diretoria da Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS).

Uma curiosidade: Quando me pronunciei, durante as homenagens fúnebres de meu tio e padrinho Wilde Fonseca (Maestro Dororó), em outubro de 2010, na Igreja do Santíssimo em Santarém (PA), assumi o compromisso de reunir, numa só composição, o Hino da Academia de Letras e Artes de Santarém, pois eu havia composto em meados de 2010, música e letra do hino, sem ter conhecimento de que o poeta Emir Bemerguy já elaborara outro texto poético, em 2008, com idêntico propósito, para ser musicado por Wilde Fonseca. Em face da avançada idade e de seu precário estado de saúde, meu tio – que faleceu em 28.10.2010 – não chegou a fazer a música. Minha promessa foi cumprida e o Hino ganhou nova versão, agora com a fusão das duas letras, pois completei a peça musical, que eu já havia elaborado, incorporando também o belo texto poético de Emir Bemerguy.

Em 1º de junho de 2012, proferi palestra sobre “A vida e a obra de Wilson Fonseca (Maestro Isoca)”, a convite do Governo do Estado do Pará (SECULT), no Encontro Literário, durante o V Salão do Livro da Região do Baixo-Amazonas, em Santarém, evento preparatório da XVI Feira Pan-Amazônica do Livro, cujo patrono é Wilson Fonseca, em homenagem ao seu centenário de nascimento. Durante a palestra foram executados o “Hino de Santarém” (música de Wilson Fonseca e letra de Paulo Rodrigues dos Santos) e o “Hino da Academia de Letras e Artes de Santarém”, este apresentado, em primeira audição, pelo Coral Jovem e Orquestra Jovem “Maestro Wilson Fonseca”, sob a regência de Gean Marcos do Carmo Araújo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário