Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Monumento de Oscar Niemeyer em Belém está abandonado

Memorial da Cabanagem, em Belém (Foto: Thais Rezende / G1) 
Memorial da Cabanagem, em Belém
O Memorial da Cabanagem, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e construído em Belém em 1985, está abandonado. A praça, que homenageia a revolta popular ocorrida na então província do Grão-Pará no século XIX, foi alvo de pichadores e, em vez de ser um ponto turístico da capital paraense, encontra-se escondida pela sujeira e descaso.

O G1 entrou em contato com o Governo do Estado, que informou ter repassado a administração do espaço para a prefeitura de Belém. A prefeitura diz que a obra nunca foi entregue para a administração municipal, e que não existe documento algum em posse deles que ateste a responsabilidade do município sobre o lugar, apesar das placas de publicidade da prefeitura no entorno, onde são realizadas obras do projeto BRT (Bus Rapid Transit), que tem como objetivo diminuir os congestionamentos na capital.

A Unidade de Gerenciamento de Projetos Especiais da prefeitura, responsável pelo projeto do BRT, informou em nota que o monumento está isolado com redes de proteção, e que, após a conclusão da obra, pretende iluminar, em data ainda não divulgada, o local com lâmpadas especiais que ressaltem a obra de Oscar Niemeyer.

Especialista lamenta abandono de obra - O arquiteto e professor da Universidade Federal do Pará, Flávio Nassar, fez parte de uma comissão que convidou Oscar Niemeyer para projetar a obra no início da década de 80, em comemoração aos 150 anos do movimento revolucionário ocorrido no Pará. Nassar revela seu descontentamento com o estado atual do memorial, que sofre com a falta de manutenção. “O monumento está em péssimas condições. Ele foi criminosamente abafado. O projeto dos viadutos (da região do Entroncamento, em Belém) o encobriu totalmente. Se tivessem respeito pela obra do Niemeyer, isto não teria acontecido. Enquanto outras cidades queriam ter uma obra dele, nós tínhamos e abandonamos”, desabafa Nassar.  (G1Pa)

Um comentário:

  1. Ok, Niemeyer pode ter sido um gênio, etc. e tal, mas esse "monumento" da Cabanagem é feio pra caramba. Grandes coisas erguer um bloco de concreto feito um "cotoco" pra Belém, pro povo, pra Deus ou pro Mundo.

    ResponderExcluir