Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 12 de janeiro de 2013

Definido o percentual de aumento nas mensalidades escolares, 1,2% acima da inflação

Foi definido em 7,4% o percentual de reajuste das mensalidades escolares para 2013. O aumento é 1,2% acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação acumulada durante o ano. A discussão envolveu representantes das escolas particulares, dos estudantes e de entidades de defesa do consumidor. A reunião foi presidida pelo secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), José Acreano Brasil, ontem pela manhã.

"Foi uma discussão de mais de uma hora, mas todos concordaram", disse o presidente da Associação de Pais e Alunos Intermunicipal do Estado do Pará (Apaiepa), Hilton Durães. O reajuste de até 7,4% supera a inflação de 2012 que foi de 6,2%. As escolas que defendiam um reajuste que ultrapassasse a inflação em 2%, terão um ganho real de 1,2% para implemento didático e pedagógico. - "Como o salário mínimo está mais alto, as escolas temiam que os custos subissem muito, mas nós mostramos os números e apontamos que o cenário não era o que eles pensavam", disse o supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Roberto Sena, referindo-se à tentativa das escolas de levar o reajuste para acima dos 8%.

A reunião de ontem foi a quarta realizada desde o ano passado com o objetivo de definir o percentual de reajuste das mensalidades escolares para o ano de 2013. Como até dezembro não havia se definido de quanto seria o aumento, as escolas chegaram a ser autorizadas a cobrar cerca de 10% acima do valor do ano passado na pré-matrícula. Ficou acertado que, se o percentual reajuste fosse definido abaixo do valor cobrado na pré-matrícula, o excedente seria devolvido aos pais. "Quem não fizer a devolução vai ter apresentar planilha de custos à Apaiepa até 31 de março", lembrou Durães.  (Jornal Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário