Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 18 de março de 2013

Tacacazeiras viram patrimônio cultural

Tucupi, goma de mandioca, camarão e jambu. Tudo junto dentro de uma cuia. Para qualquer paraense, identificar o produto da mistura é fácil. O tacacá, um dos representantes máximos da culinária típica do Estado, é herança dos povos indígenas e símbolo de nossa identidade cultural. 
Agora, de acordo com a Lei Nº 8.979, promulgada em três de janeiro deste ano, as responsáveis por manter esta iguaria, que tem a cara do Pará, foram declaradas Patrimônio Cultural Imaterial de Belém. A lei, assinada pelo presidente da Câmera Municipal de Belém (CMB) vereador Paulo Queiroz, veio para reconhecer a importância cultural da atividade das tacacazeiras para o circuito turístico brasileiro.

2 comentários:

  1. Madison Paz de Souza18 de março de 2013 às 23:03

    Merecidíssimo o reconhecimento a essa símbolo da cultura local. Precisamos fazer o mesmo com os ”batedores do açaí”, até para, também, estabelecer um contraponto à iminente internacionalização do nosso açaí, movimento que nos tem obrigado a raspar os bolsos para continuarmos curtindo esse que é o sabor mais delicioso da iguaria parauara (palavras de um acreano “genuinamente” paraense).
    Que fiquem pelo menos os nossos verdadeiros "operários do açaí", também reconhecidos como patrimônio imaterial da nossa cultura.

    ResponderExcluir
  2. Merecidamente essa foto e da dona aurea era uma tacaseia das melhores de Belém.

    ResponderExcluir