O ministério do Planejamento divulgou que 1.721 aposentados, pensionistas e anistiados políticos do Pará tem que se recadastrar até o dia 31 deste mês para não perderem os seus benefícios. Tratam-se dos ex-servidores públicos que nasceram no mês de maio. Eles devem procurar uma agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil levando um documento de identificação com foto e CPF. No Estado, 21.924 pessoas no Estado devem regularizar o cadastro no mês de aniversário este ano.
A secretária de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Ana Lúcia Amorim, explica que quem não conseguir cumprir o prazo terá uma nova oportunidade. "Quem não se recadastrar nos prazos dados, e o prazo é no mês de aniversário, depois terá mais uma chance nos próximos 30 dias. Caso não o faça, terá o benefício suspenso até que regularize a situação cadastral", afirma.
A secretária de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Ana Lúcia Amorim, explica que quem não conseguir cumprir o prazo terá uma nova oportunidade. "Quem não se recadastrar nos prazos dados, e o prazo é no mês de aniversário, depois terá mais uma chance nos próximos 30 dias. Caso não o faça, terá o benefício suspenso até que regularize a situação cadastral", afirma.
Segundo o Ministério do Planejamento, dentre os quase 22 mil servidores no Pará que precisarão se recadastrar neste ano, 10.709 são aposentados, 11.128 são beneficiários de pensão e 87 são anistiados políticos. Em todo o País, mais de 710 mil ex-servidores devem atualizar seus dados, sendo 58 mil deles só no mês de maio.
O recadastramento é apenas para servidores federais. Em anos anteriores, era feito no setor de recursos humanos do órgão onde o servidor aposentado trabalhava. Agora, o atendimento vai ser feito exclusivamente nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Banco de Brasília (BRB). Nesses bancos, estão concentrados cerca de 90% do pagamento dos benefícios.
Todos receberão em casa uma carta que o Ministério do Planejamento vai enviar, avisando quando deverá comparecer à agência bancária para se recadastrar. Entretanto, mesmo quem não receber a carta de convocação deve ir a uma agência no mês de aniversário.
Quem não tiver condições de ir ao banco precisará agendar uma visita técnica, o que pode ser feito pela Central de Atendimento Alô Segep (telefone 0800 978 2328) ou para a unidade de Recursos Humanos do órgão a que está vinculado. Também está à disposição o e-mail recadastramento@planejamento.gov.br.
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