Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

UFPA implanta internet grátis na Praça da República, em Belém

Túnel de mangueiras praça da república Belém Pará (Foto: Everaldo Nascimento/O Liberal) 
 Praça da República
Visitantes que passearem pela Praça da República, no centro de Belém, terão livre acesso à rede de internet. A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do projeto UFPA 2.0, implantou no local dois rádios de Wi-Fi, em frente ao Theatro da Paz, no prédio do Instituto de Ciências da Arte (ICA), que oferecerão acesso 24 horas por dia.

O projeto, gerenciado pela Pró-reitoria de Relações Internacionais (Prointer), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e do Projeto Fórum Landi da UFPA, tem o objetivo não só de promover a inclusão digital, por meio do acesso livre e fácil, de alunos e servidores da UFPA, mas de toda a comunidade e usuários do entorno do teatro, especificamente num raio de 100 metros do prédio do ICA.

Outro objetivo é a viabilidade de implementação de mais um projeto de Realidade Aumentada para o local, baseado em software livre, com acesso via smartphones, à informações da história dos prédios mais próximos, como é o caso do Theatro da Paz, Museu do Comércio, Teatro Waldemar Henrique, Cinema Olympia e o Arco Triunfal de Landi instalado na Praça em homenagem aos 300 anos do arquiteto, o qual utiliza um aplicativo de localização e uma biblioteca virtual relacionados à obra.

Segundo informações do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPA (CTIC), cada rádio suporta em média 70 usuários. São dois rádios instalados justamente para proporcionar mais conexões simultâneas, logo 140 usuários. Os rádios estão conectados ao backbone da Metrobel, graças a presença física e lógica da Rede Nacional de Pesquisa (RNP/CNPq) no prédio, com ligação por fibra óptica a 1,0 Gbps ao CTIC da UFPA, que possui saída para internet na velocidade de 6,0 Gbps.   (Portal ORM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário