Os brasileiros estão cada vez mais descrentes em recorrer à Justiça e
aos Procons para exercerem os direitos de consumidores. Divulgada ontem,
uma pesquisa do Ministério da Justiça (MJ) e da Fundação Getulio Vargas
(FGV) mostrou que 63% dos entrevistados preferem buscar soluções para
os seus problemas diretamente com as empresas ou prestadoras de serviços
em vez de procurarem as entidades de defesa, que, argumentam eles,
demoram demasiadamente a dar um desfecho — apenas 15% vão ao Procon e 3%
aos Tribunais de Pequenas Causas. O levantamento ouviu 1.294
entrevistados, entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013.
Ainda de acordo com o estudo, praticamente uma a cada três pessoas disse que os seus direitos de consumidora foram desrespeitados no ano anterior. Dos que enfrentaram dores de cabeça, a maioria (47%) apontou o segmento de telecomunicações como o maior vilão. Em seguida, vieram o de eletrodomésticos e eletrônicos (15%) e o de serviços financeiros (10%). Dos consumidores que tiveram problemas, 88% tentaram solucioná-los diretamente com a empresa. Mas em 51% dos casos não conseguiram resolvê-los. (Correio Braziliense)
Ainda de acordo com o estudo, praticamente uma a cada três pessoas disse que os seus direitos de consumidora foram desrespeitados no ano anterior. Dos que enfrentaram dores de cabeça, a maioria (47%) apontou o segmento de telecomunicações como o maior vilão. Em seguida, vieram o de eletrodomésticos e eletrônicos (15%) e o de serviços financeiros (10%). Dos consumidores que tiveram problemas, 88% tentaram solucioná-los diretamente com a empresa. Mas em 51% dos casos não conseguiram resolvê-los. (Correio Braziliense)
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