Trabalhadores com carteira assinada e conta vinculado do FGTS têm agora como acompanhar por meio do computador de casa saldo e depósitos feitos pelo empregador no Fundo de Garantia. A Caixa Econômica Federal lançou ontem serviço online que permite ao empregado acessar pela internet extrato online, pedir para receber saldo por e-mail e no celular, além de atualizar endereço. As informações podem ser obtidas nos sites www.caixa.gov.br e www.fgts.gov.br.
O banco também viabiliza consultas em terminais de autoatendimento
A iniciativa de facilitar o acesso às informações, segundo Santana, visa também permitir que o trabalhador acompanhe e fiscalize da sua própria conta do FGTS. Assim, existe a possibilidade de evitar fraudes no pagamento do fundo e nas parcelas do seguro-desemprego.
Até agora, esses serviços podiam ser feito nas agências do banco e parceiros contratados pela Caixa para consulta de saldo em terminais de autoatendimento. Nos últimos 12 meses, foram enviados mais de 300 milhões de extratos do fundo para as casas dos trabalhadores.
Para fazer a consulta, os empregados precisam cadastrar uma senha e, assim, verificar as informações. Após preencher formulário online, o sistema habilita um código proposto pelo próprio trabalhador que será usado na hora de acessar os serviços.
Caso opte pelo recebimento das informações por torpedo, o trabalhador terá, gratuitamente, mensagens enviadas para o celular cadastrado. São repassados os valores dos depósitos mensais feitos, o saldo atualizado com juros e correções monetárias, a liberação de saque e outras movimentações. Com esse serviço, ele deixa de receber extrato de papel em casa bimensalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário