Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Diferença entre produtos diet e light

Ler o rótulo dos produtos e as informações nutricionais, além de compreender a diferença entre diet e light, é uma atitude importante que auxilia os consumidores na escolha de uma alimentação mais adequada e saudável. A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) em parceria com a Ouvidoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dão dicas valiosas para diferenciar os produtos no 33º Boletim .

O boletim alerta para uma questão bastante relevante, que é a importância da leitura dos rótulos dos alimentos de modo que o consumidor identifique, se for o caso, a presença de algum ingrediente ou nutriente que não possa ser consumido, ou deva ser consumidor em baixa quantidade.

O termo light é um tipo de informação nutricional complementar e significa reduzido. Assim, um alimento pode ser “reduzido ou light” em valor energético, açúcares, gorduras totais, gorduras saturadas, colesterol e sódio. Para um alimento ser considerado reduzido ou light em valor energético ou algum nutriente é necessária uma redução de, no mínimo 25% no valor energético ou no conteúdo do nutriente objeto da alegação em relação ao alimento de referência ou convencional.

O termo diet, por sua vez, é usado somente em algumas categorias de alimentos para fins especiais, tais como alimentos para dietas com restrição de nutrientes; alimentos para controle de peso; e alimentos para ingestão controlada de açúcares. É preciso ter atenção, pois o termo diet não significa sempre ausência de açúcar no alimento. 
Fonte: Blog ´Em dia com o consumidor`

Nenhum comentário:

Postar um comentário