Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

JOÃO FONA - Santarém emudeceu ‏

Por José Gumercindo Rebelo, membro da Academia de Letras e Artes de Santarém
O dia 25 de fevereiro não pode passar despercebido. Após 50 anos da morte do artista mais completo que Santarém pariu, JOÃO BATISTA ALVES PEREIRA - JOÃO FONA, a cidade está muda e sem manifestações alusivas ao Violonista Excêntrico, Pintor Notabilíssimo e Exímio Professor de Música, para ser breve, em referência aos seus dotes artísticos ou aptidões inatas. Morreu apaixonado, após descer no Aeroporto de São Paulo, e alí reencontrar a família (mulher e filhos) havia muito separados.
 
Palmas para o Prefeito Ronan Liberal que dignificou-se em aprovar lei da Câmara Municipal que criava o Centro Cultural João Fona, em sua homenagem, cujo prédio da Intendência Imperial ainda carece de um Mecenas para restaurá-lo e revitalizá-lo.

Para os que o conheceram, ressoam, melodiosamente, as obras de Dilermando Reis que costumava interpretar logo que chegava à oficina ou durante as eternas serenatas debaixo de sereno ou contemplando o luar mocorongo.

Um comentário:

  1. MARIA DE JESUS REBÊLO28 de agosto de 2014 às 15:49

    CLARO! CLARO! REALMENTE NOSSO CONTERRÂNEO "JOÃO FONA" FOI UM EXÍMIO VIOLONISTA, UM ENCANTO DE PROFESSOR DE MÚSICA E UM PINTOR NOTÁVEL. QUEM O CONHECEU E VIVEU ESSAS SUAS MARAVILHOSAS HABILIDADES, JAMAIS O ESQUECERÁ.

    MEU PAI "ALBERTO SILVA MATOS" - SEU ALBERTO, O BARBEIRO E MINHA MÃE "HILARINDA DE ALCÂNTARA REBÊLO - DONA BIBI - ARTESÃ DE PRIMEIRA LINHA NO PATCHOLY, JUTA, PENAS DE GARÇA, ANANAÍ, MAGUARI, PATO, E OUTRAS MATÉRIAS-PRIMAS MANURATURADO: VENTAROLAS; LEQUES; BOLSAS À TIRA-COLO; BOLSAS DE MÃO; BOLSAS DE BRAÇO; BOLSAS PORTA-NÍQUES; VALISES; SACOLAS; SANDÁLIAS; TAMANCOS; CINTOS; SAPATOS E OUTROS, FORAM AMIGOS DESSE GRANDE ARTISTA.

    MEU IRMÃO "JOSÉ GUMERCINDO REBÊLO" QUE, DESDE MUITO TENRA IDADE JÁ DEMONSTRAVA SER UM PINTOR DE ARTES DE PRIMEIRA LINHA, "TECENDO" BELAS TELAS À TINTA, COM SUAS LINDAS MÃOZINHAS DE CRIANÇA, FOI APRESENTADO POR PAPAI E MAMÃE AO GRANDE MESTRE "JOÃO FONA", PARA ESTUDAR PINTURA E PARA SUA APRIMORAÇÃO NESSA BELA ARTE, QUE, COM SUA HABILIDADE E INTELIGÊNCIA, PASSOU PARA AS TELAS INÚMEROS PERSONAGENS AMIGOS SEUS E DA NOSSA FAMÍLIA, ASSIM COMO PREPAROU TELA PARA CADA PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO BRASIL, DESDE O PRIMEIRO PRESIDENTE - O MARECHAL "DEODORO DA FONSECA", ATÉ O ÚLTIMO DAQUELA ÉPOCA, QUANDO AINDA ERA O MANO "JOSÉ GUMERCINDO" ESTUDANTE DO CURSO PRIMÁRIO LÁ NA "ESCOLA RURAL BARÃO DE SANTARÉM", ALUNO DA PROFESSORA "ONEIDE MAIA", A QUEM ELE PRESENTEOU COM AS REFERIDAS TELAS. "UM MENINO-PRODÍGIO" ESSE MEU IRMÃO. MARAVILHA DIVINA! VALEEEEEEUUUU! QUE SATISFAÇÃO PARTICIPAR DESTE QUADRO LINDO!

    ResponderExcluir