Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 22 de março de 2014

É bom saber: X ou ch?

No blog da Dad:
Na dúvida, recorra ao dicionário. Se não houver nenhum por perto, lembre-se. Depois de en , dê passagem ao x . Assim: enxoval, enxame, enxada, enxergar, enxaqueca, enxaguar, enxerto, enxugar, enxofre .
Há exceções? Não. O que existe é regra que fica acima de todas as outras. Ei-la: a família acima de tudo. Diante dela, cessa tudo o que a musa antiga canta. A palavra derivada mantém-se fiel à primitiva — sem choro nem vela: cheio (encher, enchente), charco (encharcado), chapéu (enchapelar), chocalho (enchocalhar).

Um comentário:

  1. Eu tenho uma dúvida até hoje insuperáveL: ximango ou chimango? Estou cada vez mais convicto de que o epíteto dos alenquerenses deveria ser escrito com ch. A origem? O livro "Antônio Chimango", do gaúcho Amaro Juvenal, editado em 1925, que, possívelmente, inspirou o título do jornal "O Chimango" que Costa Homem começou a editar em 1936 em Alenquer. Esse livro, escrito em forma de versos, desancava o adversário político de Juvenal no RS, o famoso Borges de Medeiros. O jornal de Costa Homem atacava o seu desafeto em Alenquer, o prefeito Francisco Bentes Monteiro. Coincidência? Ou não?

    ResponderExcluir