Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Dia Internacional de Lutas contra a Copa do Mundo

Amanhã (15) promete ser um dia emblemático na resistência de grupos populares contra a Copa do Mundo 2014. A data foi batizada como o "Dia Internacional de Lutas contra a Copa do Mundo" e contará com atos em 15 cidades no Brasil e em sete no exterior, segundo o Comitê Popular da Copa SP. As manifestações estariam confirmadas em São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Salvador, Vitória, Cuiabá, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, Belém, Fortaleza, São Carlos, Sorocaba, Campinas, Buenos Aires, Santiago, Bogotá, Barcelona, Paris, Londres e Berlim.

Alguns eventos já foram divulgados no Facebook. Em São Paulo, a concentração será na Praça do Ciclista, às 17h, e a passeata seguirá até o Estádio do Pacaembu. Em Salvador, o protesto terá início às 17h, na Praça da Piedade. Em Brasília, às 16h30, na Rodoviária Plano Piloto. Na cidade de Porto Alegre, o ato será às 18h, em frente à Prefeitura. Em Belo Horizonte, acontecerá na Praça Raul Soares, às 17h.

De acordo com o Comitê Popular da Copa de São Paulo, a articulação dos movimentos sociais, coletivos e ativistas protesta contra as nove mortes de trabalhadores na construção das arenas do Mundial, a remoção forçada de 250 mil pessoas por conta de obras, a proibição do trabalho ambulante e de artistas independentes pela Lei Geral da Copa, a violência cometida contra a população em situação de rua, a elitização dos estádios e a privatização do espaço público. Entretanto, a principal bandeira de luta do dia será a garantia da liberdade de manifestação antes, durante e depois da Copa. Segundo os organizadores, este direito constitucional está ameaçado por uma série de leis anti-manifestação e pelo recrudescimento das forças policiais. Somente na área da “segurança”, 2 bilhões de reais teriam sido gastos em armamentos, treinamentos e equipamentos de vigilância.

O lema do ato é "Copa sem Povo, tô na rua de novo!". Segundo Juliana Machado, membro do comitê, a expressão está ligada à frente de Resistência Urbana e ao ato que teve início no dia 8 de maio em São Paulo e que terá continuidade na própria quinta-feira, durante o dia, com ações do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e de outros grupos. (JB)

Um comentário:

  1. Isso, cara!
    Faz a tua parte combinada na criação do caos.

    ResponderExcluir