Ontem (15), mais de mil estudantes participaram de uma manifestação contra o aumento das passagens de ônibus em Belém e contra os gastos do governo brasileiro para a realização da Copa do Mundo no país. Eles saíram do Mercado de São Brás, por volta das 18h, e percorreram diversas ruas do centro da capital até chegar em frente ao prédio da Prefeitura de Belém. Eles esperavam ser recebidos por algum representante da Prefeitura, o que não aconteceu.
Apesar do forte policiamento no local, e da presença de jovens mascarados e com camisas escondendo o rosto, não houve nenhum tipo de confronto com a polícia. "Não somos contra a Copa do Mundo ou contra o futebol. O brasileiro ama o futebol e esta não é a questão. Somos contra os gastos excessivos na organização do mundial. 'Enquanto a bola rola, falta saúde e escola', como diz uma das nossas palavras de ordem", completou Diego Silva.
Nem a chuva que caiu durante boa parte da noite desanimou os manifestantes, que prometeram novos atos, principalmente para chamar atenção do prefeito de Belém Zenaldo Coutinho. A tentativa dos estudantes é que o gestor municipal não homologue nenhum aumento para as passagens de ônibus da capital paraense.
De acordo com o estudante Anderson Castro, um dos organizadores do movimento, o principal objetivo da manifestação foi alcançado. 'Queríamos mostrar que somos contra esse aumento da tarifa e trazer a juventude de volta às ruas após quase um ano sem manifestações'.
Apesar do forte policiamento no local, e da presença de jovens mascarados e com camisas escondendo o rosto, não houve nenhum tipo de confronto com a polícia. "Não somos contra a Copa do Mundo ou contra o futebol. O brasileiro ama o futebol e esta não é a questão. Somos contra os gastos excessivos na organização do mundial. 'Enquanto a bola rola, falta saúde e escola', como diz uma das nossas palavras de ordem", completou Diego Silva.
Nem a chuva que caiu durante boa parte da noite desanimou os manifestantes, que prometeram novos atos, principalmente para chamar atenção do prefeito de Belém Zenaldo Coutinho. A tentativa dos estudantes é que o gestor municipal não homologue nenhum aumento para as passagens de ônibus da capital paraense.
De acordo com o estudante Anderson Castro, um dos organizadores do movimento, o principal objetivo da manifestação foi alcançado. 'Queríamos mostrar que somos contra esse aumento da tarifa e trazer a juventude de volta às ruas após quase um ano sem manifestações'.
O prefeito Zenaldo Coutinho ainda não se
posicionou sobre o valor das tarifas de ônibus na capital. A
expectativa é que o valor seja definido nesta sexta-feira (16), mesmo
após os protestos. Informações preliminares dão conta de que o valor
será arredondado de R$ 2,43 para R$ 2,40. (Orm News e Dol)
Nenhum comentário:
Postar um comentário