Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Boto Cor-de-Rosa é o campeão do Sairé 2014

O Boto Cor-de-Rosa é o campeão do Festival dos Botos do Sairé 2014. A apuração aconteceu no final tarde desta segunda-feira (15), no Sairódromo, na vila de Alter do Chão, município de Santarém. A programação do Sairé, considerado a maior e mais antiga manifestação cultural do oeste do Pará, foi iniciada na última quinta-feira (11), e levou mais de 100 mil visitantes a Alter do Chão. As agremiações Boto Tucuxi e Boto Cor-de-Rosa se apresentaram na noite de sábado (13), no Lago dos Botos. O Tucuxi levou para a arena o tema "Sairé pra Dançar", e o Cor-de-Rosa apresentou o "Puxirum da Amazônia”. Os dois espetáculos foram encerrados com a lenda do boto, o momento de sedução nos enredos.

Três jurados avaliaram 15 quesitos nas apresentações. Os jurados deste ano foram o desembargador, compositor e músico Vicente José Malheiros da Fonseca; o antropólogo e professor universitário Dirsom Medeiros, e o professor universitário e pesquisador Paride Bolletim. Foram avaliados os quesitos: Apresentador, Cantador, Rainha do Sairé, Cabocla Borari, Curandeiro, Rainha do Artesanato, Boto Homem Encantador, Boto Animal, Rainha do Lago Verde, Carimbó, Organização de Conjunto, Alegorias, Letra e Música, Ritual e Torcida.

A tranquilidade na apuração foi garantida com a presença da Polícia Militar. As duas torcidas chegaram cedo ao Sairódromo para acompanhar a apuração. As primeiras notas divulgadas foram a do jurado Vicente José Malheiros da Fonseca, e mostraram uma disputa acirrada entre as duas agremiações. Somente 30 minutos depois, com a divulgação da notas do último jurado, a torcida do Boto Cor-de-Rosa comemorou o título. A diferença foi de apenas 2,5 pontos. O “Cor-de-Rosa” conseguiu 446 pontos, e o Tucuxi, 443,5. O resultado foi comemorado nas ruas de Alter do Chão, ao som das músicas da agremiação

Todo o Sairé 2014 foi documentado por uma equipe do programa Domingão do Faustão, da Rede Globo, que vai exibir uma reportagem especial sobre o evento.

O rito religioso do Sairé foi encerrado pela manhã, com a derrubada dos mastros - levantados no início da festa, no dia 11.  (Fonte: Ag.Pará)

Um comentário: