O principal motivo para o fim do Orkut, segundo o Google, é a popularidade de outros serviços da empresa, como YouTube, Blogger e Google+. “O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas e outras plataformas sociais ainda mais incríveis”, escreveu Paulo Golgher, diretor de engenharia do Google, em junho. Desde o anúncio do fechamento do Orkut, o site não aceita novos cadastrados.
As comunidades, que estão entre os recursos mais populares da rede social, continuarão disponíveis por meio da web após o fim do Orkut. De acordo com o Google, as mensagens de todos os usuários poderão ser acessadas nessa espécie de “museu on-line”: o novo endereço das comunidades será divulgado pela empresa na manhã desta terça-feira. Para impedir que seus comentários em comunidades sejam exibidos na nova página, os usuários deverão remover o Orkut de sua conta Google.
História — O Orkut foi criado em janeiro de 2004
pelo engenheiro de software turco Orkut Büyükkökten. Ele aproveitou o
tempo livre (20% da jornada) que o Google dá aos funcionários para o
desenvolvimento de novas ideias. Com grande adesão de indianos e
brasileiros — por sete anos, o serviço foi campeão no segmento no Brasil
—, a rede despontou como uma das maiores do mundo, brigando do MySpace,
serviço voltado à música que dominou o setor entre 2003 e 2006.
Em dezembro de 2011, contudo, o Orkut perdeu a preferência dos
brasileiros para o Facebook, que havia desembarcado havia pouco no país.
Ficaria claro, nos anos seguintes, que o Google dedicava pouca atenção
ao serviço e que, dessa forma, ele sofreria de "morte natural" — ou
seja, seria extinto por falta de interesse de usuários e também de seu
proprietário. Em 2012, o gigante de buscas começou a integrar ainda mais
os serviços do Orkut ao Google+, deixando claro que esse seria sua
prioridade em matéria de redes sociais. (Veja)
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