A equipe de oncologia do hospital esclareceu algumas das principais dúvidas dos pacientes em tratamento e também dos usuários e acompanhantes. “Fizemos uma dinâmica com os pacientes, uma vez que é pelo conhecimento sobre o câncer que as pessoas conseguem se conscientizar sobre os cuidados que devem ter. Esse é um desafio que enfrentamos todos os dias, e as palestras repassam esse conhecimento para a população”, disse a enfermeira oncológica Janete Aguiar.
Durante as palestras foram distribuídos materiais educativos com informações específicas sobre o câncer de mama, que poderá afetar até 57 mil mulheres, e também sobre o câncer de próstata, que poderá registrar 69 mil novos casos. “Um dos grandes mitos do câncer é a crença de que isso nunca vai acontecer com a gente. Isso faz com que muita gente não procure medidas preventivas e acabe descobrindo a doença em estado avançado, quando a possibilidade de cura é menor”, disse o médico oncologista Carlos Hummes, após falar sobre a importância dos exames preventivos e de rotina.
A enfermeira oncológica Carla Tenório acompanha diariamente a vida dos pacientes que passam por quimioterapia. Ela falou sobre a importância das palestras. “A gente aborda não só a questão do diagnóstico, mas o direito deles ao tratamento. O câncer tem chances de cura, e neste dia procuramos mostrar isso. Algumas pessoas ainda acham que o câncer passa pelo contato, e sabemos que o abraço, o afeto, hoje faz parte do tratamento”, enfatizou. (Ag.Pará)
Nenhum comentário:
Postar um comentário