Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Oposição protocola pedido para criar nova CPI da Petrobras na Câmara

A oposição protocolou na noite de ontem (3) na Secretaria-Geral da Câmara pedido para que seja criada uma nova CPI da Petrobras. Comandada pelo PSDB, a operação para obter apoio para a comissão conseguiu reunir 186 assinaturas. O mínimo necessário são 171. O requerimento contou com a assinaturas de deputados do DEM, PSDB, PPS, PSC, PMDB, PDT e PSD.

No ano passado duas comissões de inquérito foram criadas para investigar as denúncias de corrupção na estatal - uma CPI mista, com a participação de deputados e senadores, e uma CPI só do Senado. Comandadas por parlamentares governistas, as duas comissões encerraram os trabalhos sem resultados significativos.

Conforme procedimento previsto no regimento interno, a Secretaria-Geral da Câmara irá verificar a regularidade das assinaturas. Havendo, de fato, apoio de um terço da Casa, caberá ao presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ) assinar o ato de instalação do colegiado, após analisar pertinência do objeto de investigação.

Ao deixar o plenário na noite desta terça, Cunha reafirmou que vai criar a CPI da Petrobras. “Vou cumprir o regimento. Não há o que fazer. As cinco primeiras CPIs tem que ser instaladas”, afirmou o presidente da Câmara. Pelo regimento, cinco comissões parlamentares de inquérito podem funcionar automaticamente na Casa. Até a chegada do pedido de investigação da Petrobras, só havia dois requerimentos de instalação de CPI na Secretaria-Geral da Câmara, portanto não há “fila” para a instalação do colegiados.

Durante a campanha para a presidência da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) já afirmou que vai criar a CPI, se o pedido reunir os requisitos legais. A distribuição dos cargos na comissão é feita de forma proporcional às bancadas dos partidos. Por isso, PT e PMDB, que possuem a maior quantidade de deputados, devem ficar com presidência e relatoria.

O prazo de funcionamento do colegiado é de 120 dias, prorrogável por mais 60. A CPI tem poderes de investigação equiparados aos das autoridades judiciais, como determinar diligências, ouvir indiciados, inquirir testemunhas, requisitar de órgãos e entidades da administração pública informações e documentos, tomar depoimentos de autoridades federais, estaduais e municipais, bem como requisitar os serviços policiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário