Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 27 de maio de 2015

As babás que não têm nome

:
No Facebook, o escritor Fernando Morais chama a atenção para o "infográfico" que O Globo publica na cobertura – que virou novela – do acidente – felizmente sem graves consequências – do apresentador Luciano Huck e sua família.

Como você vê, todas as pessoas que estavam no avião e que correram riscos iguais não são iguais. A família Huck e os pilotos têm nome, as babás, não, embora, provavelmente, tenham pais, mães, irmãos e, talvez, filhos. Não se chamam Helena, Maria, Antônia, nem mesmo Cleide ou Dilcéia.

Aliás, em poucos lugares, entre eles o boletim médico da Santa Casa, pode se saber que se chamavam Marciléia Garcia e Francisca Mesquita. Embora suas vida valham tanto quanto a de qualquer outro, que merece ser identificado por seu nome.

O anonimato das babás é um ato falho do pensamento elitista que toma conta, inconscientemente, de nossos profissionais de imprensa. Como toma conta das mentes de todos os que orbitam a elite dominante, seja econômica, seja (aspas necessárias) "culturalmente". (Brasil 247)

Nenhum comentário:

Postar um comentário