Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Caprichoso apresenta o espetáculo ‘Nas Cores do Brasil’ em sua última noite de Festival

O Boi Bumbá Caprichoso apresentou em sua última noite do 50º Festival Folclórico de Parintins  o espetáculo “Nas Cores do Brasil”, com as diversas expressões de alegria, através da exaltação Folclórica, com todos os ritmos e estórias mostrando a diversidade do País.

Com muitos cânticos, danças e pajelanças do Pajé Ashaninka, o ritual Kamarampi, alegoria do artista Jucelino Ribeiro e equipe, surgiu na arena do Bumbódromo, com os índios do rio Amônia, que acreditam que quando a lua canibal devora o sol no eclipse solar, os portais de Sarinkavéni, o inferno Ashaninka, também conhecido como “a gigante gaiola das feras sobrenaturais”, se abrem dando passagem ao caos e a destruição do cosmos Ashaninika.

O artista Juarez Lima foi o responsável pela execução da Lenda Amazônica, “Serpentárias”, que contará a estória de Honorato e sua irmã Maria Caninana, que nasceram no Paraná do Cachoeirí, entre o Rio Amazonas e o Rio Trombetas. A mãe sentiu-se grávida quando se banhava no rio claro.
Os filhos eram gêmeos e vieram ao mundo na forma de duas serpentes escuras. Após batizá-los, a tapuia, os jogou nas águas do Paraná, porque não podiam viver em terra.

A ideia do boi azulado foi mostrar, através dessa alegoria, as aventuras dos irmãos que dissertam sobre o bem e o mal que carregam os mitos e as lendas da Amazônia. Traduzindo em poesia, a crendice amazônica, recorrendo a utopias, mistérios e temores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário