Dom Erwin
Reverendo João Muniz Alves é o novo bispo da Prelazia do Xingu. A nomeação foi oficializada pelo Vaticano, nesta quarta-feira (23), através da publicação do Ato Pontifício, documento que sacramenta a decisão. A nomeação aconteceu no mesmo dia em que o Vaticano aceitou o pedido de afastamento do Bispo do Xingu, Dom Erwin Krautler, que pediu aposentadoria por sua idade avançada. O novo Bispo do Xingu nasceu em 1961 na comunidade italiana de Carema, região de Piemonte, província de Turim. Ele foi ordenado em 1993. Muniz é licenciado em filosofia pela Universidad Antonianum e tem doutorado em teologia moral pela Universidad Alfonsianum, ambas em Roma. Ele vai assumir uma Prelazia com 330 mil católicos, 30 sacerdotes, além de 67 outros religiosos.
Reverendo João Muniz
Reverendo João Muniz já foi líder de várias paróquias, membro de conselho presbiterial, formador e professor. Atualmente ele era Bispo, além de vigário, formador e professor da Comunidade Franciscana em São Luís, no Maranhão. João Muniz Alves assume o lugar de Dom Erwin Krautler, que tem a vida dedicada à luta pelos direitos humanos e ambientais dos povos indígenas e contra a destruição da Amazônia. Por conta de seu trabalho, Dom Erwin sofreu ameaças de morte. Sua luta foi reconhecida com o 'Prêmio Nobel Alternativo 2010', concedido pela fundação sueca Right Livelihood Award.
Dom Erwin Kräutler- Nasceu na Áustria em 1939, tornou-se padre em 1964 e logo após veio para o Brasil como missionário. Em 1978, tornou-se um cidadão brasileiro, embora também mantendo a sua cidadania austríaca. Ele trabalhou entre os povos do Xingu, que inclui povos indígenas de diferentes etnias.
Em 1980, foi nomeado bispo do Xingu, a maior diocese do Brasil. Entre 1983-1991, e desde 2006 é o presidente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), entidade vinculada à CNBB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário