Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Lancha fará transporte entre Icoaraci e Terminal Hidroviário em 20 minutos

Lancha fará transporte entre Icoaraci e Terminal Hidroviário em 20 minutos (Foto: Adriano Magalhães/Agência Belém) 
Embarcação tem capacidade para 133 passageiros e oferece internet via wi-fi, restaurante, ar condicionado e venda de passagens pela internet com assentos marcados.
Será lançado hoje (15) em Belém o serviço de transporte fluvial que vai conduzir passageiros entre o distrito de Icoaraci e o Terminal Hidroviário de Belém em uma viagem de 20 minutos. O transporte de passageiros será feito a partir de segunda-feira (18) em quatro viagens diárias pelo valor de R$ 10.

De acordo com Maisa Tobias, titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, a embarcação é uma lancha com capacidade para 133 passageiros, que oferece internet via wi-fi, restaurante, ar condicionado e venda de passagens pela internet com assentos marcados.

“Este é um serviço experimental, uma oferta que foi feita à Prefeitura de Belém para transporte de forma executiva, não há nenhum ônus aos cofres públicos", disse Maisa sobre o serviço, que não é subsidiado pela Prefeitura de Belém, por isso não oferece direito a gratuidades nem ao transporte de carga, exceto bicicletas.

As viagens vão ocorrer de segunda a sexta-feira, com saída de Icoaraci às 7h e previsão de chegada no Terminal Hidroviário às 7h23. Três viagens serão realizadas durante a tarde, sendo a primeiro do Terminal para Icoaraci às 17h, um retorno ao Terminal às 17h35, e uma última saída rumo à Icoaraci às 17h58, onde o barco atraca para aguardar a primeira viagem do dia seguinte.

3 comentários:

  1. Alvíssaras ! Há mais de 20 anos vimos pregando no deserto de que a opção de linhas fluviais urbanas é a melhor saída para o conflagrado tráfego e estressante trânsito de Belém. Essa opção foi sinalizada desde o Plano dos japoneses da Jica, na década de 80, mas infelizmente sempre foi desprezada pelos "coronéis do atraso". Que a licitação seja efetivamente pública e também divulgada aqui e alhures. De repente, algum grupo nacional ou estrangeiro poderá se interessar em investir no enorme potencial de nossas águas como meio de transporte, a exemplo do que ocorreu em Santarém. Lá a licitação não ficou "deserta" e saiu vencedora uma empresa gaúcha, que explora o serviço com modernas lanchas tipo catamarã.

    ResponderExcluir
  2. Caro Ercio, se a empresa for a Tapajós que tem sede em Santarém e atua no transporte hidroviário intermunicipal de passageiros há dez anos, então Icoaraci está de parabéns. Posso atestar a qualidade do atendimento, a cordialidade dos funcionários e da tripulação e o respeito que tem pelos passageiros. Antigamente, a viagem no trecho Santarém/Óbidos durava longas 8 horas. Com a implantação das lanchas da Tapajós (bi-cascos), ficou o tempo reduzido para apenas três horas, com todo o conforto a bordo, inclusive espaço de sobra entre as cadeiras, TV, lanchonete e ar condicionado. Vale a pena experimentar tanto conforto, a preços compatíveis com os b ons serviços oferecidos. Abs.

    ResponderExcluir
  3. Caro Célio Simões, desculpe, mas a R$-10 a passagem não vai atender ao objetivo que seria implementar linhas fluviais urbanas para desafogar o pesado tráfego da Rodovia Augusto Montenegro, onde os congestionamentos agravados com as obras tardias do BRT tem ocasionado sérios transtornos e uma viagem estressante de mais de 1 hora até Belém. Logo, como passeio turístico até que vai servir,mas não como transporte fluvial urbano para trabalhadores, estudantes e aposentados. Falta de planejamento é a tônica das soluções cosméticas adotadas para os graves problemas da mobilidade urbana de Belém.

    ResponderExcluir