PROPAGANDA - O QUE PODE E O QUE NÃO PODE
Só podem aparecer, nas propagandas de rádio e TV, os candidatos, caracteres com propostas, fotos, jingles, clipes com música ou vinhetas. São proibidas montagens, trucagens, computação gráfica, desenhos animados e efeitos especiais
COMO ERA
Trucagens e efeitos especiais eram proibidos somente nas inserções. Já nos programas, não era permitida participação de qualquer pessoa mediante remuneração
Só podem aparecer, nas propagandas de rádio e TV, os candidatos, caracteres com propostas, fotos, jingles, clipes com música ou vinhetas. São proibidas montagens, trucagens, computação gráfica, desenhos animados e efeitos especiais
COMO ERA
Trucagens e efeitos especiais eram proibidos somente nas inserções. Já nos programas, não era permitida participação de qualquer pessoa mediante remuneração
ENTREVISTAS E ATIVIDADES EXTERNAS
É permitido veicular entrevistas e cenas externas do candidato desde que ele exponha: realizações do governo, falhas em obras e serviços públicos, atos parlamentares ou debates legislativos
COMO ERA
Nas inserções, era proibido utilizar gravação externa
É permitido veicular entrevistas e cenas externas do candidato desde que ele exponha: realizações do governo, falhas em obras e serviços públicos, atos parlamentares ou debates legislativos
COMO ERA
Nas inserções, era proibido utilizar gravação externa
PROPAGANDA PROIBIDA
É proibida a veiculação de propaganda em postes, placas, pontes, passarelas, paradas de ônibus, árvores, entre outros. Faixas, cavaletes e bonecos também estão proibidos. Mesas para distribuição de material e bandeiras em vias públicas são permitidas desde que não atrapalhem a circulação
COMO ERA
Cavaletes e bonecos eram permitidos desde que não prejudicassem a circulação
É proibida a veiculação de propaganda em postes, placas, pontes, passarelas, paradas de ônibus, árvores, entre outros. Faixas, cavaletes e bonecos também estão proibidos. Mesas para distribuição de material e bandeiras em vias públicas são permitidas desde que não atrapalhem a circulação
COMO ERA
Cavaletes e bonecos eram permitidos desde que não prejudicassem a circulação
NA INTERNET
Os candidatos não podem fazer posts patrocinados, ou seja, pagar a uma rede social para potencializar o alcance de suas publicações on-line, fazendo-as chegar a pessoas que, normalmente, não teriam acesso àquele conteúdo
COMO ERA
Não havia especificação sobre uso de mecanismo para impulsionar publicações em redes sociais
HORÁRIO ELEITORAL E DEBATES - TEMPO DE CAMPANHA
Campanha eleitoral dura 45 dias e começa em 16 de agosto. Já a propaganda gratuita no rádio e na TV dura 35 dias, a partir de 26 de agosto
COMO ERA
Campanha eleitoral durava 90 dias; a propaganda gratuita no rádio e na TV era veiculada por 45 dias
Os candidatos não podem fazer posts patrocinados, ou seja, pagar a uma rede social para potencializar o alcance de suas publicações on-line, fazendo-as chegar a pessoas que, normalmente, não teriam acesso àquele conteúdo
COMO ERA
Não havia especificação sobre uso de mecanismo para impulsionar publicações em redes sociais
HORÁRIO ELEITORAL E DEBATES - TEMPO DE CAMPANHA
Campanha eleitoral dura 45 dias e começa em 16 de agosto. Já a propaganda gratuita no rádio e na TV dura 35 dias, a partir de 26 de agosto
COMO ERA
Campanha eleitoral durava 90 dias; a propaganda gratuita no rádio e na TV era veiculada por 45 dias
PROGRAMA ELEITORAL NA TV E NO RÁDIO Primeiro turno
Duração 10 minutos
Dias de segunda à sábado
Horário
Na TV: 13h e 20h30
No Rádio: 7h e 12h
Segundo turno
Duração 20 minutos
Dias de segunda à sábado
Horário
Na TV: 13h e 20h30
No Rádio: 7h e 12h
COMO ERA
Primeiro turno
Duração 30 minutos
Dias segundas, quartas e sextas (candidatos a prefeito); terças, quintas e sábados (candidatos a vereador)
Horário
Na TV: 13h e 20h30
No Rádio: 7h e 12h
Segundo turno
Não houve mudança
Duração 10 minutos
Dias de segunda à sábado
Horário
Na TV: 13h e 20h30
No Rádio: 7h e 12h
Segundo turno
Duração 20 minutos
Dias de segunda à sábado
Horário
Na TV: 13h e 20h30
No Rádio: 7h e 12h
COMO ERA
Primeiro turno
Duração 30 minutos
Dias segundas, quartas e sextas (candidatos a prefeito); terças, quintas e sábados (candidatos a vereador)
Horário
Na TV: 13h e 20h30
No Rádio: 7h e 12h
Segundo turno
Não houve mudança
INSERÇÕES
Duração 30 e 60 segundos
Dias de segunda a domingo
Horário 70 minutos diários distribuídos entre as 5h e 0h
Distribuição 60% para candidatos a prefeito e 40% para candidatos a vereador
COMO ERA
Inserções tinham até 60 segundos e eram distribuídas em 30 minutos diários entre as 8h e 0h
Duração 30 e 60 segundos
Dias de segunda a domingo
Horário 70 minutos diários distribuídos entre as 5h e 0h
Distribuição 60% para candidatos a prefeito e 40% para candidatos a vereador
COMO ERA
Inserções tinham até 60 segundos e eram distribuídas em 30 minutos diários entre as 8h e 0h
DEBATES
Participarão de debates os candidatos de partidos que tenham mais de nove deputados federais. Os demais candidatos podem ser convidados, desde que 2/3 dos garantidos por lei no debate concordem
COMO ERA
Para participar, bastava que o partido do candidato tivesse deputados federais eleitos
Participarão de debates os candidatos de partidos que tenham mais de nove deputados federais. Os demais candidatos podem ser convidados, desde que 2/3 dos garantidos por lei no debate concordem
COMO ERA
Para participar, bastava que o partido do candidato tivesse deputados federais eleitos
Nenhum comentário:
Postar um comentário