Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Ex-presidente da Fifa, João Havelange morre aos 100 anos

Ex-presidente da Fifa, João Havelange morre aos 100 anos
O ex-presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e ex-atleta olímpico, João Havelange, morreu na manhã desta terça-feira (16), aos 100 anos. Ele estava internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio, desde julho, para tratar uma pneumonia. Havelange já havia sido internado no ano passado, em função também de problemas pulmonares.

Havelange foi um dos dirigentes mais importantes e poderosos do esporte mundial. Jovem, destacou-se em várias modalidades esportivas, inclusive no futebol, sendo campeão carioca juvenil em 1931.

Filho de um comerciante belga de armas, Jean-Marie Faustin Goedefroid de Havelange nasceu no Rio de Janeiro em 8 de maio de 1916. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense e desde cedo mostrou sua inclinação para o esporte. Competiu como nadador nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, atuou como jogador de pólo aquático em Helsinque, em 1952, além de comandar a delegação brasileira em Melbourne, em 1956. Mais tarde, iniciou sua carreira como dirigente de esporte, primeiramente na Federação Paulista de Natação. Em 1952, tornou-se presidente da Federação Metropolitana de Natação e vice-presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD). Presidiu a CBD de 1956 a 1974. Durante este período, o futebol brasileiro sagrou-se tricampeão mundial com a conquista das Copas de 1958, na Suécia; de 1962, no Chile; e de 1970, no México.

Foi eleito para o Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1963 e, com mais de 40 anos de mandato ininterrupto, foi decano desse órgão. Foi um dos dois únicos brasileiros membros do COI, juntamente com o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.

Havelange foi eleito para a Fifa em 1974, e permaneceu à frente da entidade até 1998. Organizou seis copas do mundo, visitou 186 países e trouxe a China, desligada por mais de 25 anos por razões políticas, de volta à Fifa. Criou também os campeonatos mundiais de futebol nas categorias infanto-juvenil, juvenil, juniores e feminina.

Quando deixou a Presidência da Fifa, em 1998, já eleito Presidente de Honra, passou a se dedicar ao trabalho filantrópico junto às Aldeias Internacionais SOS, patrocinado pela entidade em 131 países.

Pesquisa realizada pelo COI, em 1999, aponta Havelange como um dos três maiores “Dirigentes do Século”, junto com o Barão Pierre de Coubertin, fundador do COI e idealizador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, e o ex-Presidente do COI, Juan Antonio Samaranch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário