Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Festa de abertura falará sobre paz e ecologia

 

Paulinho da Viola cantando o Hino Nacional. Caetano, Gil e Anitta interpretando Ary Barroso. Um voo do 14 Bis, o avião criado por Santos Dumont. Gisele Bündchen desfilando ao som de "Garota de Ipanema", com Paulo Jobim, filho de Tom, ao piano.

Essas são algumas das cenas que um público estimado em 3 bilhões de pessoas verá pela TV —e outras 50 mil, ao vivo, no Maracanã– durante a cerimônia de abertura da Rio-2016, que acontece nesta sexta-feira (5), às 20h.

As atrizes Fernanda Montenegro e Judi Dench, a única estrangeira da apresentação, vão ler um poema em português e inglês. Outros participantes serão Elza Soares, MC Soffia, Jorge Ben, Marcelo D2, Zeca Pagodinho e a modelo transexual Lea T.

O sigilo costuma ser fator importante de cerimônias, mas um ensaio aberto que aconteceu no domingo (31) revelou boa parte do enredo.

Pelo que foi visto, 5.000 voluntários e 200 dançarinos participarão da narrativa, que se estende por três horas e conta a história do Brasil, da formação da terra e da chegada dos colonizadores portugueses, passando pelo processo de urbanização até chegar aos tempos atuais. Será uma cerimônia com mensagens de paz e mudança climática.

Doze escolas de samba, como Mangueira, Portela e Mocidade Independente, encerrarão a festa com um Carnaval. A organização levou um ano para botar tudo isso de pé.

Antes, haverá o desfile de delegações. Tradicionalmente, elas circundam uma pista de atletismo. Como o Maracanã não tem, as 11 mil pessoas cruzarão o centro do campo saindo por lados opostos, como um Y.

O grande segredo que ainda se mantém é como a pira olímpica será acesa, e quem terá essa honra. O jogador Pelé foi convidado para assumir a tarefa. Pistas indicam que o tenista Gustavo Kuerten deve entrar no estádio com a tocha, passando-a para ao menos dois outros atletas antes que ela chegue ao rei do futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário