Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Hospital Regional de Santarém trabalha na melhoria da eficácia da comunicação‏

Neste mês de setembro, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) tem intensificado a segunda meta da “Campanha de Segurança do Paciente”, que trata especificamente sobre a eficácia da comunicação. O objetivo é estabelecer processos que garantam essa melhoria na comunicação verbal, direta ou por telefone, nos relatos de resultados críticos de exames de diagnóstico e durante a passagem de plantão da equipe assistencial ou transferência de pacientes.

A campanha conta com palestras e dinâmicas que são realizadas em todos os setores da unidade que fazem uso da comunicação verbal para estabelecer processos. “A Meta 2 trabalha diretamente para melhorar a eficácia da comunicação e torná-la efetiva entre todos os profissionais que tem contato direto e indireto com o paciente. O objetivo é que tenhamos processos e trabalhemos com essas metas para melhorar a eficácia de comunicação com todos os prestadores de cuidado”, explica a assessora de Qualidade, Veruska Ramalheiro.

O HRBA trabalha com duas ferramentas para garantir a comunicação correta. O método Isbar e o Read Back. O Isbar é uma metodologia que consiste no preenchimento de cinco critérios: introdução (fase em que se faz a identificação do colaborador e do paciente); situação (o que está acontecendo no presente momento); breve histórico (dados e informações pertinentes ao problema em curso); avaliação (a causa e gravidade do problema); recomendação (o que deve ser feito para corrigir o problema).

O Read Back é o processo utilizado mais em informações por telefone, em que a pessoa ouve a informação, anota e lê de volta para quem está na linha, confirmando se está correto. “Esses métodos são importantes para garantir que essa comunicação realmente seja efetiva e, assim, conseguir diminuir sempre os riscos assistenciais que possam vir a acontecer com o paciente”, diz Veruska.

A farmacêutica Juliana Petry afirma que é importante trabalhar em um hospital que preza pela segurança do paciente e qualidade dos processos assistenciais. “Essa campanha é muito boa pelas informações que estão sendo repassadas para garantir também a eficácia do processo. É fundamental trabalhar as metas para que não se perca o foco do processo, para que todos os profissionais falem a mesma linguagem, que exerçam suas atividades em cima desses métodos que são muito importantes”.

HRBA é uma unidade pública e gratuita pertencente ao Governo do Estado. O hospital é referência para mais de 1,1 milhão de pessoas residentes em 20 municípios do Oeste do Pará. É gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. (Fonte: Joab Ferreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário