Editorial - Estadão
No Brasil é muito mais fácil produzir uma supersafra do que levá-la aos
mercados. Recordes de produção foram batidos muitas vezes no último
quarto de século, e isso se repete, agora, com a perspectiva de colheita
de 219,14 milhões de toneladas de grãos na temporada 2016-2017. Mas a
supersafra pode ir para o ralo, adverte o ministro da Agricultura,
Blairo Maggi, por causa do estado lamentável das estradas. Num país
dependente de rodovias para a maior parte do transporte de produtos, a
malha rodoviária, além de insuficiente, é muito mal conservada. Nem se
investe para ampliá-la nem se faz o necessário para mantê-la em
condições aceitáveis de uso. Ao alertar para o risco de novas perdas, o
ministro apontou especialmente os problemas de tráfego na parte sem
pavimentação da BR-163. Essa estrada federal é a mais importante ligação
entre a zona produtora de grãos de Mato Grosso e os portos do Norte do
Brasil. A chuva tornou intransitável um trecho normalmente ruim, mas
isso é só um exemplo de uma enorme coleção de problemas.
Mais aqui >BR 163: O país dos maus caminhos
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