Na coluna de Mauro Bonna - Jornal Diário do Pará, edição deste domingo:
“O ex-deputado Arthur Tourinho é candidato à presidência da CASF, o plano de saúde dos funcionários do Banco da Amazônia.”
Sobre esta notícia, um associado da CASF, telefona e pede para lembrarmos que o Tourinho é aquele que foi expulso do Paysandu e que foi preso por atos de corrupção na SUDAM.
Pqp...estamos fud....
ResponderExcluirEle parece apostar na memória fraca dos associados da CASF, também funcionários da ativa ou aposentados do Basa, de onde foi o diretor mais longevo e mais tóxico. Discípulo de Maquiavel ele montou uma verdadeira rede de intrigas, colocando um "agente" em cada andar e agência do Banco para lhe fornecer informações estratégicas sobre negócios ou mesmo sobre fofocas de colegas. Também mandava emissários às reuniões do Sindicato dos Bancários e da Aeba para saber quem eram os "subversivos" que incentivavam as greves para poder persegui-los e cortar suas eventuais comissões. Tinha como o "mandamento" maquiavélico de que "Quem tem a "informação tem ou mantém o poder".. Os associados da Casf não se lembram mas o dito cujo era membro da diretoria de Dona Flora Valadares, que em 1996 decretou praticamente a morte lenta da Casf, ao retirar toda e qualquer ajuda do Banco para atender uma mera "recomendação" do TCU que, todavia, foi rejeitada por todas as outras estatais (BB,CEF e outras) que continuaram contribuindo com as operadoras de seus planos de saúde. Agora o governo federal baixou um decreto permitindo a contribuição de "apenas" 50% das despesas assistenciais de seus planos de Saúde. na Casf essa contribuição é zero desde a diretoria de Dona Flora e do Sr. Tourinho, que na época não deu nem um pio nem "mugido" contra a medida de exceção. Agora , diz, que quer "salvar" a CASF. Já anuncia até seus diretores,como se a "parada" já estivesse ganha. E haja promessas. Já teria conseguido o apoio da Associação dos Aposentados (AABA) prometendo com o apoio do ministro Hélder Barbalho, que trata de "futuro governador do Pará", conseguir a cessão do prédio do Banco na Municipalidade (onde funcionou a antiga agência Reduto e a Superintendência Regional) para ali instalar todas as atuais dependências da CASF e mais um ambulatório e pequena clínica, além da sede da própria AABA. Acredite quem quiser. Ele é o próprio vendedor de ilusões. Como foi no Paysandu, de onde foi até expulso como mero associado.
ResponderExcluirÊpa, êpa, êpa. Eu sou associado da AABA e não admito que a associação apoio esse mau caráter que sempre massacrou os colegas e principalmente os aposentados e pensionistas.
ExcluirCobro, agora, a confirmação do Agildo sobre essa de apoiar o Tourinho, seja para a CASF ou para qualquer outra função que cuide dos nossos interesses.
Nem discuto honestidade ou competência do cara, até porque todo mundo sabe que ele não sabe nada de plano de saúde. O que discuto é que persona non grata é persona non grata. Não sei nem se Tourinho é associado da AABA. O que me dizes Agildo, o que me dizes, Sirhotor?
Tourinho, o mago do ilusionismo no Paysandu e "coveiro" da Sudam, agora quer "salvar" a CASF com o apoio dos Barbalhos. Promete um vardadeiro "choque de gestão"... Não seria um choque de ilusões ? Em tempo: ele quer sair do ostracismo de ex (do Basa, da Sudam e do Paysandu) , mas está impedido de exercer qualquer função pública, após ter sido preso e algemado junto com seu patrão Jader Barbalho, por causa dos estragos feitos na Sudam, onde deu seu "golpe de gestão". Se cuidem casfianos "
ResponderExcluirTourinho é também ex-da Jucepa e ex-deputado, mamata que só deixou depois de amargar uma sonora derrota nas urnas.
ExcluirHoje, ainda respondendo processo pelos seu malabarismos na SUDAM, pretende encontrar uma nova vítima, a CASF, logo agora quando a mesma passa por séria crise de sustentabilidade econômico e financeira, a mesma que afeta todos os planos de saúde em todo o Brasil e que vem sendo contornada pela direção da operadora.
Triste mesmo é lembrar que Tourinho, quando diretor do Banco montou uma rede de espionagem para perseguir os funcionários, rede essa comandada por um famoso Capitão do Mato, seu fiel escudeiro, tanto no Basa como, depois, no Payssandú e que, segundo dizem, será o seu diretor financeiro. Logo seu Adolfo, que tem como projeto pessoal, acabar com o Ambulatório de Belém, para facilitar o fluxo dos beneficiários da CASF diretamente aos grandes hospitais. E não se sabe qual a correlação entre esse desastrado projeto e a participação que Tourinho teria, como dizem, na composição societária de um grande hospital em Belém.
ResponderExcluirDe tudo, o mais grave é que Tourinho, compondo a equipe da toda poderosa Flora Valadares, nada fez para evitar que a Madrasta dos aposentados e pensionistas do Banco, em 96, retirasse o patrocínio do Banco à CASF, decisão que até hoje repercute nas dificuldades que temos para pagar o nosso plano de saúde. No triste episódio, só um álibi - quase tragicômico - poderia penitenciar Tourinho: na diretoria do Banco, enquanto sacaneava com os colegas, jamais ousou bater de frete, sequer de raspão, com a dama de ferro. Diante de Flora, preferia ser gatinho que tourinho. Rá rá rá ráaaaa !
Se vale a pena lembrar, lembremos que Tourinho não foi parceiro de dona Flora só na cova que cavaram para a CASF. Na famigerada parceria do mal contra os funcionários do Banco, foi também braço forte da nossa madrasta no desmonte da Capaf que até hoje amarga um regime de intervenção sem fim. Enquanto nos achacavam para aderir aos planos saldados, também conhecidos como planos safados, Tourinho se segurou no BD até hoje e Flora continua muito bem obrigada, como aposentada do Bacen.
ResponderExcluirO nosso caro Tourinho era um cara totalmente desorganizado em termos de tarefas da função.
ResponderExcluirO mais interessante é que ele dava, no Banco, cursos de "Organização e Método".
Um dia um colega, irritado com essa "inconstância funcional", disse ao nobre colega: "Tourinho, lê as tuas aulas sobre organização e método e vê se aprendes alguma coisa". ...
Bem lembrado pelo anônimo das 10h30, Tourinho foi o carrasco que executou o pano macabro de encurralar os aposentados do Banco na gestão Flora Valadares, madrasta dos aposentados que queria desatrelar o banco como patrocinador da CAPAF para se safar de suas responsabilidades pela gestão temerária daquele Fundo de Previdência durante 59 anos. Tourinho tinha como coadjuvantes os atuais aposentados Nemetala e Capela, hoje posando de bons moços, com régias aposentadorias. No caso do Tourinho, ele nem é mais aposentado do Basa, pois ao sair do banco "raspou" toda a sua poupança acumulada na CAPAF , tal era o seu amor pela causa dos aposentados... Enfim, uma "persona nefasta" que na maior cara dura vem dando tapinhas nas costas dos aposentados e pensionistas prometendo "resgatar" a CASF....Estamos de olho nele !
ResponderExcluirVale lembrar também que esse projeto de participação societária em uma rede hospitalar - a famosa Rede D,OR tem mais gente envolvida, inclusive Dom Prado e seu séquito de ex-seguidores que estando "queimados" sabem que não terão votos dos associados da CASF e estão apoiando o Tourinho, que se apresentou ousado o bastante para avceitar esse desafio de "capturar" a CASF para os seus antigos "donos presuntivos" com Prado & Cia. Limitada...Olho neles !
ResponderExcluirCaso proceda a informação do anônimo das 10:50 de que a AABA já estaria sendo devidamente "seduzida" pelo Tourinho para apoiar sua candidatura à presidência da CASF , cabe perguntar ao Agildo: e os aposentados como irão receber essa estranha adesão ? Sabe-se que Tourinho nem aposentado é pela CAPAF, pois "raspou" sua poupança previdenciária ao se desligar do Banco. Os aposentados também estão querendo saber quando será realizada as eleições para a diretoria da AABA, cujo mandato já expirou. Caso o estatuto não tenha sido alterado "interna corporis" a atual diretoria do Agildo estaria inelegível para um terceiro mandato. Houve alguma Assembleia Geral para alterar os estatutos sociais da AABA ? Quando sairá o edital sobre as eleições ? São perguntas pertinentes que o Agildo deveria responder antes de prometer apoio ao Tourinho, o demolidor.
ResponderExcluirAcrescento mais uma pergunta ao Agildo: ele não conhece a história da CASF , de onde é membro do Conselho Deliberativo, representando os aposentados na cadeira cativa da AABA ? Ele não sabe, por exemplo, que Tourinho era diretor do Banco, em 1996, quando a então toda-poderosa "dama de ferro" Flora Valadares retirou toda e qualquer ajuda do Basa aos planos de saúde operados pela CASF ? Não sabe que ela se baseou apenas em uma "recomendação" do TCU, que não tinha força de lei ? Logo, o Agildo também não deve saber que o saudoso Dr. Miguel Carneiro, de quem era amigo, chegou a elaborar uma minuta de Ação para ingressar na Justiça para manter o patrocínio do Banco, como o fizeram todos os outros planos de saúde de empresas estatais. Só a CASF ficou de fora, isso porque o seu então presidente, famosa pelo estilo imperial de sua gestão, recusou-se a assinar a petição elaborada pelo Dr. Miguel Carneiro, a pedido da própria AABA, da qual era assessor jurídico. Apoiar o algoz dos aposentados na gestão madrasta de Dona Flora é jogar fora toda a credibilidade da AABA enquanto representante legal dos aposentados e pensionistas do Banco da Amazônia. Sem falar na desmoralização e consequente êxodo de seus associados, que já são poucos.
ResponderExcluirBOMBA, BOM,A BOMBA - Será que o Tora já leu uma tal de RN 331 que a ANS baixou para barrar os inelegíveis para diretoria de planos de saúde ?
ResponderExcluirAgora, com o Regime Fiscal já instalado pela ANS, quero ver quem vai fazer chapa para a diretoria da CASF e, de cara, deixar os seus bens indisponibilidade, se eleito, até que a Casf volte a ser econômica e financeiramente viável ou perdê-los para sempre se isso não acontecer e ficar provado que os dirigentes, inclusive os conselheiros são ou foram responsáveis pelo desmonte do plano de saúde. Vou pagar para ver.
ExcluirCaros leitores: comentários extensos devem ser feitos através de e-mail para o meu endereço ercio.remista@hotmail.com ou Watsapp 91989174477, sempre citando a postagem que deu origem ao comentário. Recebidos, serão todos publicados, exceto aqueles que não obedecerem as regras deste blog, ou seja, comentários que contenham calúnias e difamações contra pessoas ou instituições.
ResponderExcluir