“Uma delas atua na revitalização do terminal de cargas, que inclui toda a restauração da parte metálica, já iniciada. Na parte da construção do terminal de passageiros já estamos finalizando as fundações com as cravações das estacas tipo hélice. Começamos também a construção do muro de arrimo e posteriormente a ponte em concreto armado, com extensão de 160 metros de comprimento e dez metros de largura e dos flutuantes”, explica.
O terminal de cargas terá 5,6 mil metros quadrados de área para uso das empresas de transporte. Já o terminal de passageiros terá 3,6 mil metros quadrados de área construída. O local será totalmente climatizado e contará com sala de embarque e desembarque de passageiros; guichês para venda de passagens; guarda-volumes; banheiros; fraldário; praça de alimentação com 404 lugares; área de espera com 801 lugares; espaço para órgãos intervenientes, como a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado (Arcon) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); quiosques de informações; lojas; escada rolante, lanchonetes e plataforma vertical.
Na área de estacionamento serão 120 vagas para carros, 90 para motos e 60 para bicicletas. O terminal contará, também, com ponto de táxi e paradas para ônibus e microônibus. Na parte naval, as equipes trabalham na construção de sete flutuantes, que irão compor o píer que servirá de “estacionamento” para as embarcações, inclusive com leitura da subida e descida do nível do rio.
De acordo com a CPH, a estrutura naval contará, ainda, com 300 placas de captação de energia solar que farão a alimentação da climatização do corredor de passageiros, garantindo acessibilidade e conforto da saída das embarcações até a área de embarque, além de oito fíngers de atracação (quatro por 12 metros), que garantirão a atracação de até 17 embarcações simultâneas.
(Com informações e fotos da Agência Pará)
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