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terça-feira, 12 de junho de 2018

Santarém merece!

 
Avançam as obras do Terminal Hidroviário de Cargas e Passageiros de Santarém. Segundo a Companhia de Portos e Hidrovias do Estado (CPH), depois de concluído, o espaço deve movimentar em média de 50 a 60 mil passageiros por mês, além suprir definitivamente a demanda de trabalhadores, donos de embarcações e da população da região que usa o modal hidroviário. O diretor de Gestão Portuária da CPH, Demétrio Dib Hage Neto, informa que na parte da construção civil há três frentes de trabalho.


“Uma delas atua na revitalização do terminal de cargas, que inclui toda a restauração da parte metálica, já iniciada. Na parte da construção do terminal de passageiros já estamos finalizando as fundações com as cravações das estacas tipo hélice. Começamos também a construção do muro de arrimo e posteriormente a ponte em concreto armado, com extensão de 160 metros de comprimento e dez metros de largura e dos flutuantes”, explica.

O terminal de cargas terá 5,6 mil metros quadrados de área para uso das empresas de transporte. Já o terminal de passageiros terá 3,6 mil metros quadrados de área construída. O local será totalmente climatizado e contará com sala de embarque e desembarque de passageiros; guichês para venda de passagens; guarda-volumes; banheiros; fraldário; praça de alimentação com 404 lugares; área de espera com 801 lugares; espaço para órgãos intervenientes, como a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado (Arcon) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); quiosques de informações; lojas; escada rolante, lanchonetes e plataforma vertical.

Na área de estacionamento serão 120 vagas para carros, 90 para motos e 60 para bicicletas. O terminal  contará, também, com ponto de táxi e paradas para ônibus e microônibus. Na parte naval, as equipes trabalham na construção de sete flutuantes, que irão compor o píer que servirá de “estacionamento” para as embarcações, inclusive com leitura da subida e descida do nível do rio.

De acordo com a CPH, a estrutura naval contará, ainda, com 300 placas de captação de energia solar que farão a alimentação da climatização do corredor de passageiros, garantindo acessibilidade e conforto da saída das embarcações até a área de embarque, além de oito fíngers de atracação (quatro por 12 metros), que garantirão a atracação de até 17 embarcações simultâneas.
(Com informações e fotos da Agência Pará)

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